6 de setembro de 2017

Raizes do Brasil - Sergio Buarque de Hollanda




Raízes do Brasil aborda aspectos centrais da cultura brasileira, buscando compreender o processo de formação da sociedade brasileira. A tese central é a de que o legado personalista da experiência colonial constituía um obstáculo a ser vencido para o estabelecimento da democracia política no Brasil. Nesse sentido, destaca-se a importância do legado cultural português e a dinâmica dos arranjos e adaptações que marcaram as transferências culturais de Portugal para a sua colônia americana.

Na livro, publicado em 1936, o historiador Sérgio Buarque de Holanda procura elucidar a realidade brasileira e as causas de uma certa mal sucedida formação de um espírito progressista no seio das relações sociais da civilização brasileira, apontando as transformações (ou continuações) de realidades desde o período colonial até a época da publicação do livro.

O filme “Raízes do Brasil, uma cinebiografia de Sérgio Buarque de Holanda” de Nelson Pereira foi realizado para celebrar o centenário de nascimento do historiador, em 2002. É dividido em duas partes, na primeira, as imagens de Sergio Buarque de Hollanda aparecem em fotos aqui e ali e em algumas filmagens de época. É através das histórias contadas por sua viúva Maria Amélia, pelos filhos e netos, e pelos amigos Paulo Vanzolini e Antonio Cândido, que o espectador é levado ao ambiente de trabalho do historiador, sua biblioteca, seu escritório, onde ele passava horas a fio lendo e escrevendo. Trata-se de uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais a biografia do autor. MAIS










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...