6 de outubro de 2013

EU INDICO (2)


"Minha indicação é “Miguilim”, de João Guimarães Rosa. Está no livro “Manuelzão e Miguilim”, mas cada um é uma história.

Miguilim conta a história de dois irmãos (Miguilim e Dito) que vivem sua infância num lugar afastado de tudo e de todos. É uma infância ligada às coisas da natureza, aos brinquedos, aos jogos, ao presépio, tudo feito através da manipulação do milho, das cascas, dos musgos etc. Mas isso é só pra ambientar toda a trama. Esse conto é legal porque mostra o que é uma infância por dentro da criança. E mostra como essa fase da vida pode ser muito rica (as brincadeiras, os animais, os irmãos), mas que pode também ser muito angustiada, principalmente quando se tem contato com as tramas estranhas e incompreensíveis da vida dos adultos.

A história é muito impressionante e termina de um jeito muito inesperado e quase simbólico: aquela vida naquele lugar distante de tudo, chamado Mutum, fica insuportável para Miguilim, e ele passa a ter muita dificuldade de enxergar o mundo, ou seja, fica míope. Até que passa alguém a cavalo, nota-se que pode ser um médico, como era o próprio Guimarães, e empresta seus óculos para o menino. Pronto! Não vou contar mais nada! Quem quiser se deliciar com essa história é só ler “Miguilim” e deixar-se levar pela imaginação do maior gênio literário de todos os tempos. "

(Paulo Tatit)









Sugestão: Um mural na escola com indicações de livros (professores, gestores, alunos e pais) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...