5 de julho de 2013

VALORIZANDO A CULTURA AFRO-BRASILEIRA

A professora de Arte, da EE Oswaldo de Oliveira Lima, Gisleine Amorim, realizou trabalho relacionado à temática afro-brasileira e africana com os alunos do Ensino Médio, do período noturno. 





Clique nas imagens abaixo 

e acesse o blog do "Futuros Nova Geração" com fotos do projeto 


Alunos desfilando com roupas afro-brasileiras
 Fonte: futurosnvg.blogspot.com.br





Alunos desfilando com roupas afro-brasileiras
 Fonte: futurosnvg.blogspot.com.br




A vestimenta afro-brasileira exposta no corredor da escola 
 Fonte: futurosnvg.blogspot.com.br




§ 2º Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras.







(...) Reconhecer é também valorizar, divulgar e respeitar os processos históricos de resistência negra desencadeados pelos africanos escravizados no Brasil e por seus descendentes na contemporaneidade, desde as formas individuais até as coletivas. 


Reconhecer exige a valorização e respeito às pessoas negras, à sua descendência africana, sua cultura e história. Significa buscar, compreender seus valores e lutas, ser sensível ao sofrimento causado por tantas formas de desqualificação: apelidos depreciativos, brincadeiras, piadas de mau gosto sugerindo incapacidade, ridicularizando seus traços físicos, a textura de seus cabelos, fazendo pouco das religiões de raiz africana. Implica criar condições para que os estudantes negros não sejam rejeitados em virtude da cor da sua pele menosprezados em virtude de seus antepassados terem sido explorados como escravos, não sejam desencorajados de prosseguir estudos, de estudar questões que dizem respeito à comunidade negra.

Reconhecer exige que os estabelecimentos de ensino, frequentados em sua maioria por população negra, contem com instalações e equipamentos sólidos, atualizados, com professores competentes no domínio dos conteúdos de ensino, comprometidos com a educação de negros e brancos, no sentido de que venham a relacionar-se com respeito, sendo capazes de corrigir posturas, atitudes e palavras que impliquem desrespeito e discriminação.






Parabéns à  professora e aos alunos pelo trabalho de valorização da cultura afro-brasileira e africana.



Veja também:




2 comentários:

  1. Agradecemos pela publicação!

    Direção de Imprensa / FNG

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Agradeço pela visita e pelo comentário

      Informo que a ferramenta (blog) foi criado para divulgar os trabalhos dos professores de Suzano e Ferraz de Vasconcelos.

      Um abraço
      "Prometeu Acorrentado"

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...