8 de maio de 2011

O 13 de maio é mesmo uma data a ser comemorada?


13 de Maio: Comemoração e Resistência.



            Na escola aprendemos que o 13 de maio é o dia da abolição da escravidão no Brasil, e que foi a princesa Isabel quem promulgou a Lei Áurea que libertou os escravos. Mas essa história que aprendemos no passado, atualmente é vista de maneiras diferentes pelos brasileiros.
            Quase não se fala da participação dos negros no processo de abolição no Brasil, da resistência e luta que eles ofereceram e da influência destes no processo abolicionista. No próximo dia 13 de maio de 2011 vão completar 123 anos da existência da Lei áurea no Brasil. Então surge à pergunta temos o que comemorar? O deputado federal Luiz Alberto, do PT da Bahia, é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial, e diz que: “Esse não é um dia de comemoração. Para nós, o 13 de maio é o Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo. O que significa isso? Esse é um dia que marca a luta dos negros e negras do Brasil contra a desigualdade e a discriminação racial”.
            Já para o compositor, escritor e pesquisador Nei Lopes, essas comemorações devem acontecer, sim, “porque há toda uma tradição afro-brasileira ligada à data de 13 de Maio. Não há por que fugir disso”.
O Professor de História, pesquisador e presidente do Instituto de Pesquisa de Culturas Negras, Sebastião Soares abomina qualquer idéia de comemoração dessa data. “Temos, sim, é que denunciar a farsa da Abolição, que não fez a previsão do destino de milhões de pessoas. A princesa assinou a lei, mas se esqueceu de assinar a carteira de trabalho dos ex-escravos. E depois disso? O que comer? Onde morar, trabalhar? Em que escola estudar? Tudo o que acontece hoje no Brasil é reflexo das mazelas decorrentes dessa lei, sem qualquer planejamento”.


Museu de Arqueologia e Etnologia da USP- Arte Africanahttp://www.arteafricana.usp.br/index.html


Casa das Áfricashttp://www.casadasafricas.org.br/

Museu Afro Brasil
http://www.museuafrobrasil.org.br/

Dois vídeos relacionados com a capoeira, que contam com a explicação do historiador Carlos Eugênio Libânio Soares.http://www.youtube.com/watch?v=_OJrxHnsr4M
http://www.youtube.com/watch?v=Z-KHuXBZXlY&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...