16 de julho de 2011

Replanejamento 2011 (2)

História

Orientações da Equipe Técnica de Ciências Humanas

No início do ano de 2011 a Equipe Técnica de Ciências Humanas propôs algumas orientações para os professores de CH. Pensando na reunião de replanejamento que acontecerá agora no segundo semestre, vale a pena ler ou reler as orientações da equipe da CENP para disciplina de História.

(...) É importante enfatizarmos que as atividades propostas nesses momentos iniciais não precisam exclusivamente ter como foco os aspectos cognitivos da aprendizagem, mas podem evidenciar aspectos relacionados ao afetivo, ao social, ao comportamento em situações individuais e coletivas, à convivência etc.
No caso específico de História, lembramos que você deve ter como foco, principalmente, as noções e conceitos essenciais da disciplina. Portanto, o diagnóstico inicial não deve priorizar se os alunos sabem conteúdos, mas se identificam diferentes fontes e sua importância para a construção da História; se produzem um texto articulando os conceitos de tempo/espaço e mudança social; se têm domínio das diversas linguagens e das suas formas de leitura.
Orientações aos professores de História, pág. 06

Relatório Pedagógico SARESP 2009 
História e Geografia

Os relatórios procuram subsidiar as ações pedagógicas, apresentando formas possíveis de intervenção nas práticas escolares tendo sempre como objetivo a construção de um projeto que conduza à melhoria nos processos de ensino do professor e de aprendizagem dos alunos.
Na página 43 do Relatório Pedagógico de Ha e Geografia há  uma atividade relacionada a distribuição dos alunos (História) de sua escola nos níveis de desempenho. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...