1 de setembro de 2012

Divulgando blog das escolas (7)








BLOG DA EE COMANDANTE JACQUES YVES COUSTEAU

muladarnews.com



Escola Estadual Prefeito Tácito Zanchetta



Foto: Blog EE Prefeito Tácito Zanchetta


Foto: Blog EE Prefeito Tácito Zanchetta


Trabalho de campo do professor Rodrigo Cecheto e dos alunos do 7º ano D.

Segundo Leandro Karnal, não estamos formando pequenos historiadores, mas utilizando a História e suas formas de decifrar e cifrar o mundo para ajudar a construir cidadãos. Mas como medir se alguém está se tornando um cidadão? Pergunta de difícil resposta, pois a cidadania não é algo pronto, e está sempre em construção, em processo de melhoria ou retrocesso dentro de uma sociedade democrática. Talvez o que nos reste, dado o pouco tempo que temos para avaliar essa construção nos alunos, é partir sempre do universo deles. 
(Karnal, Leandro. Educar é preciso: os dez mandamentos do professor) 






"O estudo da história do cotidiano vem contrapôr à história eurocêntrica, mas, segundo o autor Norberto Luiz Guarinello, precisamos de recortes para identificar “ou propor diferentes cotidianos que façam sentido em diferentes círculos de reprodução e transformação da vida”.

É pensar a história como produção humana onde o objeto são as ações cotidianas dos indivíduos. Nesse sentido, o aluno é parte integrante da história e através de suas ações poderá transformar a realidade e toda sociedade.

O professor nessa realidade é aquele que desperta no alunado a criticidade, a competência para ser o agente de toda mudança."

Aparecida Abud Groh - Tutora do Programa Currículo e Prática Docente 2012



Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...