28 de setembro de 2012

WEB QUEST NAS AULAS DE HISTÓRIA


A WebQuest é uma atividade didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade.

O principal objetivo da WebQuest é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade dos alunos. Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos.LEIA MAIS

Fonte: www.educared.org


educ6040fall10.wikispaces.com



webquestbrasil.org




DESAFIO NACIONAL ACADÊMICO 



desafionacional.com.br



No Brasil há diversas experiências sobre o trabalho com WebQuests publicadas no site da Escola do Futuro, Colégio SAA, Colégio Dante Alighieri, Mackenzie, SENAC  e Colégio Marista de Maceió. Além disso, há uma competição nacional, o Desafio Nacional Acadêmico, baseada nesta metodologia.   (Wikipédia)



26 de setembro de 2012

Concurso: Professor, você tem uma nova mensagem!

Grave um vídeo com uma mensagem de até 30 segundos homenageando o professor e publique-o no site do You Tube com o título: "Professor, você tem uma nova mensagem!"

Mais informações sobre o Concurso, acesse o link abaixo


www.unesco.org














5 de outubro: Dia Mundial dos Professores

15 de outubro: Dia dos Professores no Brasil  

25 de setembro de 2012

Divulgando blog das escolas (8)

EE OSWALDO DE OLIVEIRA LIMA 


A POESIA E A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL 
futurosnvg.blogspot.com.br



CIDADANIA EM AÇÃO 
futurosnvg.blogspot.com.br


Parabéns à equipe gestora, professores e alunos pelo trabalho realizado na Unidade Escolar 



EE JACQUES YVES COUSTEAU


Alunos do Jacques Cousteau visitam o zoológico de São Paulo
Foto: escolajacques.blogspot.com.br




EE JOSÉ EDUARDO VIEIRA RADUAN

Rádio Raduan
sempretops.com


JOGOS DE HISTÓRIA



Diversos jogos para praticar o conteúdo de História.



Foto: Só História



Se você ainda não é usuário do site Só História, basta fazer seu cadastro gratuito na página principal.



19 de setembro de 2012

POVOS INDÍGENAS NO BRASIL ATUAL



revistapesquisa.fapesp.br




O problema do deciframento do “outro” – ou da alteridade – constitui-se objeto privilegiado da antropologia. No entanto, se, desde meados do século XIX, esse interesse se expressa na descrição dos “outros” não ocidentais a partir de categorias cunhadas com base na organização social própria das sociedades ocidentais, o advento da descolonização e consequente redução das distâncias morais entre os “nós” e os “outros” nos impulsionam a olhar para a constituição destes de outra forma. E é, sobretudo, este o convite feito por Paula Montero em Selvagens, civilizados, autênticos. LEIA MAIS




Diálogo sem Fronteira - Povos Indígenas no Brasil Atual - Marta do Amaral 
www.youtube.com



Diálogo sem Fronteira - Povos Indígenas no Brasil Atual - Marta do Amaral
www.youtube.com







O programa Diálogo sem Fronteira se estrutura em formato de entrevistas, apresentadas de forma dinâmica e agradável, com professores e pesquisadores das áreas das humanidades, destacando as interfaces entre diversas áreas de conhecimentos e a sociedade como um todo.







Vídeo nas aldeias
Foto: Vídeo nas aldeias 








Soldados e Indios de Mogi das Cruzes - 1834 - de Jean Baptiste Debretpousadas em minas gerais






EE Benedita Marcolongo 





18 de setembro de 2012

PARLAMENTO JOVEM PAULISTA 2012



Podem participar alunos do Ensino Fundamental, de 6º a 9º ano, de escolas públicas ou particulares



O objetivo é apresentar aos estudantes a vivência do processo democrático, a partir da participação em uma sessão parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo



Estão abertas as inscrições para a 14ª edição do Parlamento Jovem Paulista. Podem se inscrever, até a próxima segunda-feira (24/09), alunos que frequentem regularmente as aulas de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas ou particulares. Os autores dos 94 melhores trabalhos participarão de uma sessão parlamentar nos dias 8 e 9 de novembro. As inscrições podem ser feitas no site da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. 


paraguacity.com


17 de setembro de 2012

DIVULGANDO GRÊMIO ESTUDANTIL (3)



Criado em 2007 na E.E Carlindo Reis por um grupo de jovens com um objetivo em comum: mudar a escola em que estudavam, tornando-a mais interessante. A partir daí foram projetos, jornais, ações que faziam com que a escola estivesse cada vez mais próxima de seus alunos e da comunidade. 
Os projetos desenvolvidos pelo Grêmio são totalmente direcionados aos jovens e movimentam o cenário estudantil das escolas: Interclasse, Rádio escolas, Cineminha, Caminhada Cultural, Se Ligue na Dengue, ECO Gincana, Se Ligue no Lixo, Workshop Estudantil, Oficinas de teatro e artesanato, Street Dance entre outros, além do total apoio a projetos pedagógicos desenvolvidos pelo corpo docente nas escolas.





Dia do Abraço II 
Foto: Grupo Se Ligue





O Grêmio Estudantil  é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. É  também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, manifestação de autonomia, liberdade de expressão, responsabilidade e de revindicações de seus direitos. Sua finalidade, entre outras, é contribuir para aumentar  o protagonismo dos alunos nas atividades de sua escola, organizando eventos, dando-lhes voz ativa e participativa – junto com pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores – da programação e da construção das regras dentro da escola, para manter e assegurar o respeito entre alunos, funcionários, corpo docente e gestor.


Veja também:


16 de setembro de 2012

SITE PARA PROFESSORES E ALUNOS

SITE PARA PROFESSORES E ALUNOS 




LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA 

alexandersantos.com.br



PROMETEU ACORRENTADO 

psicologia-ro.blogspot.com



15 de setembro de 2012

CAÇADAS DE PEDRINHO

colunistas.ig.com.br


O Impasse 



A discussão sobre o assunto começou após o servidor Antônio Gomes da Costa Neto, da Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal, realizar, em 2010, uma denúncia contra o uso do livro à Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. 












CAÇADAS DE PEDRINHO 




Sinopse 

Nessa história, Pedrinho e uma expedição formada por Narizinho, Emília, Rabicó e Visconde de Sabugosa vão à caça de uma onça-pintada escondida na mata de taquaraçus perto do Sítio do Picapau Amarelo. Com muita valentia e um pouco de medo, essa turma arma a maior confusão entre os animais silvestres e se aventura numa caçada arriscada, divertida e cheia de surpresas.


Crianças e jovens podem virar racistas lendo 
Caçadas de Pedrinho? 


1 de setembro de 2012

Divulgando blog das escolas (7)








BLOG DA EE COMANDANTE JACQUES YVES COUSTEAU

muladarnews.com



Escola Estadual Prefeito Tácito Zanchetta



Foto: Blog EE Prefeito Tácito Zanchetta


Foto: Blog EE Prefeito Tácito Zanchetta


Trabalho de campo do professor Rodrigo Cecheto e dos alunos do 7º ano D.

Segundo Leandro Karnal, não estamos formando pequenos historiadores, mas utilizando a História e suas formas de decifrar e cifrar o mundo para ajudar a construir cidadãos. Mas como medir se alguém está se tornando um cidadão? Pergunta de difícil resposta, pois a cidadania não é algo pronto, e está sempre em construção, em processo de melhoria ou retrocesso dentro de uma sociedade democrática. Talvez o que nos reste, dado o pouco tempo que temos para avaliar essa construção nos alunos, é partir sempre do universo deles. 
(Karnal, Leandro. Educar é preciso: os dez mandamentos do professor) 






"O estudo da história do cotidiano vem contrapôr à história eurocêntrica, mas, segundo o autor Norberto Luiz Guarinello, precisamos de recortes para identificar “ou propor diferentes cotidianos que façam sentido em diferentes círculos de reprodução e transformação da vida”.

É pensar a história como produção humana onde o objeto são as ações cotidianas dos indivíduos. Nesse sentido, o aluno é parte integrante da história e através de suas ações poderá transformar a realidade e toda sociedade.

O professor nessa realidade é aquele que desperta no alunado a criticidade, a competência para ser o agente de toda mudança."

Aparecida Abud Groh - Tutora do Programa Currículo e Prática Docente 2012



Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...