26 de julho de 2013

ORIENTAÇÕES PARA O REPLANEJAMENTO 2013


No momento de replanejar, é importante ter em mente o Projeto Político Pedagógico, os resultados alcançados no SARESP 2012, o diagnóstico realizado nos primeiros dias letivos e a avaliação interna, embasados na avaliação do aproveitamento escolar como forma de qualificar a aprendizagem dos alunos, suas manifestações cognitivas, afetivas e psicomotoras, considerando as expectativas pré-estabelecidas pelos docentes. Segundo Hoffmann (2011), ao responder à pergunta 

"O entendimento do professor sobre aprendizagem interfere no seu modo de avaliar? Eu avalio o aprender – o que é aprender? Aprender envolve o desenvolvimento, o interesse e a curiosidade do aluno, a sua autonomia como pesquisador, como escritor e como leitor. Envolve o seu desenvolvimento pleno. É preciso perceber a aprendizagem nessas múltiplas dimensões. Não posso somar essas múltiplas dimensões –atribuir pontos por participação, por tarefas, pelo interesse do aluno. Não há como somá-las. A análise da aprendizagem é uma análise de conjunto de saberes e de fazeres"

As decisões sobre a reorientação das formas como devem atuar, tanto professores e demais profissionais quanto alunos, precisam ter como finalidade o encaminhamento para a progressão da aprendizagem. Nessa perspectiva, é importante garantir uma maior aproximação entre a escola e o universo cultural da comunidade escolar, especialmente, dos jovens que a frequentam. Afinal, já não cabem no currículo em ação, concepções de ensino das distintas áreas do conhecimento não articuladas ao contexto social e histórico em que as diversas práticas culturais são desenvolvidas. 

Fonte:Orientações para o Replanejamento 2013, pg.13







srepatrocinio.educacao.mg.gov.br 










A maior flor do mundo - José Saramago
www.youtube.com



O papel da equipe gestora da escola 

Palestra da profa. Dra. Lourdes Marcelino Machado, da Unesp de Marília, sobre o papel da equipe gestora da escola. Ela levanta a questão: o professor se faz mesmo na sala de aula? Ela fala da importância da equipe da escola, do diretor, dos professores, dos funcionários e da administração, com enfoque na direção e não na pessoa do diretor. A administração de uma escola não deve ser em torno de uma pessoa só, mas em torno de uma equipe como um todo, com tarefas e trabalhos diferentes. (www.youtube.com)




O papel da equipe gestora da escola - parte 1
www.youtube.com


O papel da equipe gestora da escola - parte 2
www.youtube.com





Desejamos sucesso nesse momento de replanejamento. 


Bom trabalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...