O Programa Parlamento Jovem Brasileiro é uma oportunidade para que jovens do Ensino Médio de todo o país possam experimentar a jornada de trabalho dos deputados federais, a partir da diplomação, posse e exercício do mandato como Deputados Jovens, durante cinco dias, na Câmara dos Deputados em Brasília. Outro grande objetivo do PJB é fomentar nas escolas a discussão de temas como política, cidadania e participação popular. Seus principais objetivos são:
Possibilitar aos estudantes selecionados a vivência do papel do Deputado Federal, desde o processo de elaboração das leis até o processo de debate e aprovação/rejeição, promovendo a reflexão e a construção conjunta de soluções possíveis para questões nacionais;
Propiciar aos jovens brasileiros a oportunidade de conhecer a rotina dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados, difundir o processo democrático e despertar para a reflexão crítica e a participação política;
Difundir os conhecimentos sobre o papel do Legislativo entre os estudantes de Ensino Médio;
Gerar iniciativas de educação para a democracia nas escolas em âmbito nacional;
Incentivar o olhar crítico dos jovens para os problemas vivenciados em sua realidade;
Promover a reflexão sobre democracia e cidadania dos jovens participantes;
Desenvolver habilidades de argumentar, debater e buscar o consenso;
Desenvolver valores de respeito à diversidade, ética, inclusão, tolerância e busca do bem comum.
As inscrições para o Programa estarão abertas no período de 1 de abril a 12 de junho. Para participar, o aluno deve ter entre 16 e 22 anos de idade, estar matriculado a partir do 2º do Ensino Médio ou Médio Técnico, e não ter sido deputado jovem em nenhuma outra edição do Programa.
Para inscrição, é necessário fazer o download da Ficha de Inscrição no site do PJB no Portal da Câmara dos Deputados, preencher todas as informações com atenção e de forma completa, e encaminhá-la, junto com os documentos abaixo, para o e-mail saopaulo.pjb2015@gmail.com:
Cópia de documento de identidade válido e legível;
Termo de autorização do responsável, devidamente assinado, caso o aluno tenha menos de 18 anos (o modelo do Termo de Autorização está disponível no site juntamente com a ficha de inscrição);
Declaração de que o aluno está matriculado(a) regularmente no ensino médio/técnico. A escola deve emitir uma declaração de matrícula com a data provável de conclusão do ensino médio.
Acesse o site da Câmara dos Deputados para obter mais informações sobre o Programa, como Manual de Procedimentos para o aluno, orientações de como elaborar um Projeto de Lei, ou de como trabalhá-lo em sala de aula.
Salientamos que os custos com a viagem, hospedagem e alimentação serão subsidiados pela Câmara dos Deputados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário