22 de maio de 2015

Orientação Técnica de História




Local






Os materias utilizados na Orientação Técnica foram enviados para todas as escolas (e-mail institucional) no dia 09-06-2015




Construção do Conhecimento 


Conhecimentos prévios dos alunos
A aprendizagem é muito mais significativa à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno e adquire significado para ele a partir da relação com seu conhecimento prévio. Ao contrário, ela se torna mecânica ou repetitiva, uma vez que se produziu menos essa incorporação e atribuição de significado, e o novo conteúdo passa a ser armazenado isoladamente ou por meio de associações arbitrárias na estrutura cognitiva.
Quando o conteúdo escolar a ser aprendido não consegue ligar-se a algo já conhecido, ocorre o que Ausubel chama de aprendizagem mecânica, ou seja, quando as novas informações são aprendidas sem interagir com conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva. Assim, a pessoa decora fórmulas, leis, mas esquece após a avaliação.

Problematização
“Oferecer ao aluno o cerne da ciência e da arte: o problema. Não o problema artificial clássico na área de exatas, mas os problemas que geraram a inquietude que produziu este mesmo conhecimento. (...) Mostrem as incoerências, as dúvidas, as questões estruturais de cada matéria. Mostrem textos opostos, visões distintas, críticas de um autor ao outro. Todo animal (e, por extensão, o aluno) é curioso. Porém, é difícil ser curioso com o que está pronto.”
Karnal, Leandro. “Educar é preciso: os dez mandamentos do professor”. Revista do IBEP – História. 2001.


As atividades que se caracterizam por uma situação problema, como aquelas relacionadas às análises de casos reais, podem instigar o aluno a agir e a tomar decisões em função da solução.  


Avaliação de Aprendizagem 
A avaliação não pode ser um instrumento de controle, de constatação pura e simples, mas um instrumento de aprendizagem e reorientação do planejamento das situações de ensino. 
A avaliação não é um instrumento meramente quantitativo. Ela pode indicar o que e como o aluno aprendeu e de que maneira aperfeiçoar esses saberes por intermédio de novas situações de ensino-aprendizagem. A avaliação pode revelar falhas na organização do ensino que precisam ser corrigidas pelo professor. Assim, ao avaliarem seus alunos, os professores avaliam a si mesmos também.


Saberes Técnicos e Saberes Pedagógicos

"É preciso considerar que a atividade profissional de todo professor possui uma natureza pedagógica, isto é, vincula-se a objetivos educativos de formação humana e a processos metodológicos e organizacionais de transmissão e apropriação de saberes e modos de ação. (...) Por isso, para ensinar, o professor necessita de conhecimentos e práticas que ultrapassem o campo de sua especificidade." 

(Bittencourt, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3ª edição - São Paulo: Cortez , 2009. pg.18)



Pro Dia Nascer Feliz




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Currículo de Ciências Humanas 





Caderno do Professor 


Para acessar o Caderno de História:
Selecionar: Coordenadorias / CGEB / Biblioteca / São Paulo faz Escola 





Leitura de imagens 










Referências








ZABALA, A. (Org.). Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. Tradução de Ernani F. Rosa. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999. 



Ler e Escrever na Escola: o Real, o Possível e o Necessário, Délia Lerner, 128 págs., Ed. Artmed.

Avaliação 
Fernandes e Freitas. Indagações sobre o currículo – currículo e avaliação. MEC, 2007. 

LUCKESI, Cipriano Carlos, Avaliação da aprendizagem escolar, São Paulo, Cortez Editora, 1996.

HOFFMANN, J. Avaliação: mito & desafio. Porto Alegre: Mediação, 1998.


Acervo do Professor nas Escolas 




NOVAS PERSPECTIVAS



como sugestão o capítulo: História das Imagens, pg. 243









como sugestão o capítulo: Longe da escola, na escola: Vozes da Universidade e da Indústria Cultural. pg. 111



como sugestão: Linguagens e História e Linguagens: desafio para o historiador? pg. 19 e 21





 como sugestão o capítulo:  Ciência e Tecnologia, pg. 153


"Nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo; todo homem é um pedaço do continente, uma parte da terra firme. Se um torrão de terra for levado pelo mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse o solar dos teus amigos ou o teu próprio; a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano, e por isso não me perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti."  (John Donne)





Turma 1 
Suzano
27-05-2015











Turma 2 
Suzano
28-05-2015


 










Turma 3
Ferraz de Vasconcelos
02-06-2015













Turma 4 
Suzano
03-06-2015
























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