Com o objetivo instrumentalizar docentes para o uso da linguagem musical na prática educacional e propor uma leitura da música que ultrapasse os limites da mass media, estamos convidando (fora do horário de trabalho) os professores de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, para o IV Encontro de Ciências Humanas.
Será realizado no dia 29 de maio de 2012, das 14 às 18 horas, na E. E. Paulo Kobayashi. Os interessados em fazer parte dos grupos de estudos, acessar o link abaixo.
Será realizado no dia 29 de maio de 2012, das 14 às 18 horas, na E. E. Paulo Kobayashi. Os interessados em fazer parte dos grupos de estudos, acessar o link abaixo.
Local: EE Paulo Kobayashi - Rua Mauricio Mariano, S/N, Pq Maria Helena - Suzano
FOTOS DA EQUIPE SE PREPARANDO PARA APRESENTAÇÃO
(Reunião realizada em 25/05/2012)
Equipe:
PCNPE(s) de História, Geografia e Sociologia
Prof. Leonardo dos Santos Soares (EE Jardim São Fernando)
Prof. Joab Fernandes dos Santos (EE Benedita de Campos Marcolongo)
IV ENCONTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Tema: Linguagem musical na sala de aula
Data: 29 de maio de 2012
Horário :14 às 18 h
Local: EE Paulo Kobayashi
Recepção
(Alunas do Grêmio da EE Paulo Kobayashi)
PCNPEs responsáveis pelo Encontro
Diretora do Núcleo na abertura
Apresentação do professor Leonardo S. Soares
(EE Jardim São Fernando)
Tema: RAP como fonte para pensar o racismo
(Resumo de seu Trabalho de Conclusão de Curso)
Carta à Mãe África
(utilizada na apresentação do prof. Leonardo)
(Autor: Marcelo Yuka, Ulisses Cappelletti, Seu Jorge)
Apresentação do professor Joab Fernandes
(EE Benedita de C. Marcolongo)
Tema: Música Colonial em Mogi das Cruzes
(Resumo de seu Trabalho de Conclusão de Curso)
Matais de Incêndios
(Utiizada na apresentação do prof. Joab)
Faz parte da construção do conhecimento histórico, no âmbito dos procedimentos que lhe são próprios, a ampliação do conceito de fontes históricas que podem ser trabalhadas pelos alunos: documentos oficiais; textos de época e atuais; mapas; gravuras; imagens de histórias em quadrinhos; poemas; letras de música; literatura; manifestos; relatos de viajantes; panfletos; caricaturas; pinturas; fotos; reportagens e matérias veiculadas por rádio e televisão; depoimentos provenientes da pesquisa levada a efeito pela chamada História oral, etc. O importante é que se alerte para a necessidade de as fontes receberem um tratamento adequado, de acordo com sua natureza.
A Sedução do Consumo
(Geografia)
Música analisada
Geração Coca-Cola
O papel transformador da esperança e do sonho
(Sociologia)
Música: Apesar de Você
A Ditadura no Brasil e a MPB
(História)
Música: Cálice
Socialzação dos temas abordados nas oficinas
Prof. Antonio Edson
Profª Patrocinio Geovana
Prof. Uilson Costa
AS MÚSICAS ANALISADAS FAZEM PARTE DAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM DOS CADERNOS DAS DISCIPLINAS.
Trabalhar as linguagens não apenas como formas de expressão e comunicação mas como constituidoras de significados, conhecimentos e valores.
FILME DO IV ENCONTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
(com os agradecimentos)
Para oficina de História, as referências foram:
*CIRCE BITTENCOURT - O saber histórico na sala de aula
*SELVA GUIMARÃES FONSECA – Caminhos da História Ensinada
FERREIRA MARTINS - Como usar a música na sala de aula
Orientações Curriculares para o Ensino Médio
Cálice – A música e as relações de poder
MPB e o DOPS – Caderno de História – Ensino Médio, 3ª série. Vol. 4
* Os livros foram enviados às escolas
* Os livros foram enviados às escolas
Nenhum comentário:
Postar um comentário