20 de abril de 2018

10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil


A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação. É coordenada pelas profas. dras. Cristina Meneguello e Alessandra Pedro.

Em suas nove edições a ONHB firmou-se como uma empolgante competição para equipes de oitavo e nono anos do ensino fundamental e do ensino médio de todo o Brasil, trazendo uma proposta inovadora de estudar a história do Brasil, abordando temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos. MAIS




Trajetória Literária - Abril 2018





19 de abril de 2018

TODO DIA ERA DIA DE ÍNDIO



"Quando seu filho chegar hoje em casa todo lindo pintadinho de índio batendo na boca e fazendo Hu HU Hu... conte a verdade pra ele!
Não permita que a mentira sobre nós indígenas se perpetue... nós não somos seres do passado ... estamos vivos.
Tem índio em todas as partes do Brasil e não só na Amazônia. Índio não é só aquele com olhinhos puxadinhos e cabelo preto e liso... somos diferentes... cada povo foi se constituindo ao longo dos séculos... séculos e séculos de opressões e massacres...
Ensine seu filho a respeitar a diferença!!
-O Brasil não foi descoberto. Foi invadido.
-Os indígenas brasileiros pertencem a 305 etnias diferentes ... falando 274 línguas. 
- Estamos presentes em todas as regiões do Brasil.
- Índio não vive só nas florestas. Tá ai na cidade. talvez ai do seu lado.
-Cada povo é diferente do outro. cada um tem seus usos e costumes que se assemelham em alguns casos.
-Índio brasileiro não bate a mão na boca e faz hu hu hu... isso pertence à cultura de nossos irmãos indígenas norte americanos. 
-Há indígenas pelo mundo todo.
- Usamos internet, celular, tablet e nem por isso deixamos de ser indígenas.
- Na verdade nem somos índios... somos Tupinambá, Guarani, Pankararu, Tuxá, Mundurucu, Yanomami... o nome índio nos foi dado pelo invasor..."

Texto: Potyratê Tupinamba




imagem: http://crecheepreescolamundofeliz blogspot com br



Histórias e Culturas Indígenas na Escola



Por conta das possíveis abordagens da temática indígena no mês de abril, o Núcleo de Inclusão Educacional – NINC, do Centro de Atendimento Especializado – CAESP, tem a satisfação de reapresentar o conjunto de 11 videoaulas sobre “Histórias e Culturas Indígenas na Escola”, conduzidas pelo Prof. Dr. Giovani José da Silva, da UNIFAP (Universidade Federal do Amapá) e da UFF (Universidade Federal Fluminense), especialista no assunto e ex-aluno de escola pública do Estado de São Paulo, com a participação especial da Profa. Dina Padilha (DE Guarulhos Sul). 

As aulas, divulgadas anteriormente no Boletim CGEB nº 232, de 12 de março de 2018, são conduzidas em um tom agradável de conversa direta e franca com os(as) docentes. A sequência temática e as sugestões de leitura, escolhidas de forma cuidadosa, trilham caminhos que apontam diversas possibilidades de se trabalhar as questões indígenas na sala de aula, a partir de um olhar “desnaturalizado”, que além de combater preconceitos e estereótipos, valoriza o que os povos indígenas têm de melhor a nos ensinar. 

Desta forma, esperamos que as equipes pedagógicas das DE utilizem o material (vídeos e as sugestões de leitura) no sentido de não só visar a implementação da Lei Federal 11.645/2008, como também a de construir práticas pedagógicas, críticas e reflexivas, sobre os povos indígenas e suas relações socioambientais e políticas. 










12 de abril de 2018

CONGRESSO DE PREVENÇÃO E ENFRENTAMENTO BULLYING


05 de abril- Caminhada pela Cultura de Paz- Ferraz de Vasconcelos (Agradecemos as escolas: Edir do Couto Rosa; Eliane Aparecida Dantas da Silva; Iijima; Lândia Santos Batista; Marta Calixto Cazagrande; Tácito Zanchetta ( e todas as demais que participaram de outras formas)


06 de abril- Caminhada pela Cultura de Paz- Suzano ( Agradecemos as escolas: Antonio Rodrigues de Almeida; Luiz Bianconi; Luiza Hidaka; Raul Brasil ( e todas as demais que participaram de outras formas)


09 de Abril- Programação Técnica Teatro Municipal Dr. Armando de Ré ( Agradecemos as todos os especialistas, participantes, parceiros e convidados)




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...