20 de junho de 2012

Orientações para Estudos de Recuperação em História


As atividades realizadas nas disciplinas da área (Filosofia, Geografia, História e Sociologia) colaboram para que o aluno amplie seus saberes em relação aos conhecimentos produzidos ao longo da história da humanidade, ao mesmo tempo em que vê valorizada sua própria cultura e consegue integrá-la ao universo de conhecimentos relevantes construídos em sociedade.

Há algumas indicações que podem apoiar os professores em suas tarefas de elaborarem planos de aulas para os estudos de recuperação. São materiais já enviados às escolas úteis ao desenvolvimento da rotina pedagógica, em várias situações.

Uma relação de filmes com temáticas que dizem respeito às questões passíveis de reflexão e análise para Ciências Humanas pode ser encontrada nos Cadernos do Professor e do Aluno-Programa São Paulo faz Escola.

Destacam-se, também, os filmes do Programa Cultura é Currículo - “Projeto O Cinema vai à escola”, com roteiros que estimulam o debate crítico e proporcionam o desenvolvimento do repertório cultural, além de trazerem dinamismo ao processo de ensino. Mais informações disponíveis em  <http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br>.


Para pesquisas e trabalho com imagens de domínio público, seguem algumas indicações:


Utilizar jornais e revistas é uma estratégia interessante para oferecer acesso a imagens, textos, tabelas, gráficos, infográficos.  Além dos acervos enviados às escolas, há materiais disponíveis também em:


Lembramos que os estudos de recuperação devem ser momentos de retomada de temas, especialmente preparados com metodologias alternativas para atendimento à diversidade de demandas apontadas nos diferentes diagnósticos escolares. São recursos que podem criar oportunidades para estimular formas de estudo e de pesquisa, que agreguem autoconfiança e protagonismo ao processo de aprendizagem dos alunos

Fonte: Estudos de Recuperação - Orientações CGEB - 2012





www.novaescola.com.br




Diálogo sem Fronteira - Imagens na História - Iara Lis Schiavinatto - Parte I

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Diálogo sem Fronteira - Imagens na História - Iara Lis Schiavinatto - Parte II
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REGISTROS DO PROFESSOR



Busca na internet

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vlira.wordpre





Projeto Brasileirinho

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elizabethdiariodamusica.blogspot.com


Blog criado pelos alunos da Escola Villare, com o objetivo de compartilharem entre si as análises de documentos históricos e produções culturais feitas nas aulas de história do professor Leandro Villela de Azevedo.



Os documentos tornam-se importantes como um investimento ao mesmo tempo afetivo e intelectual no processo de ensino aprendizagem, mas seu uso será equivocado caso se pretenda que alunos se transforme em um “pequeno historiador”, uma vez que, para os historiadores, os documentos têm outra finalidade, que não pode ser confundida com a situação do ensino de História. 

(...) As diferenças são marcantes, e disso decorrem os cuidados que o professor precisa ter para transformar os “documentos” em materiais didáticos. 

(BITTENCOURT, C. M. F. O Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002, p 328 e 329)








FILMES DO ACERVO 


TRAILER FILME NARRADORES DE JAVÉ

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TRAILER DO FILME O Menino do Pijama Listrado
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Trailer Diários de Motocicleta
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MÚSICA NA SALA DE AULA 


Trailer - Uma Noite em 67

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Palavra (En)cantada - trailer

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( avançando até 53 minutos do documentário você encontrará depoimentos de personalidades ligadas ao cenário musical brasileiro, sobre a música de protesto)

Gal: Da Tropicália Aos Dias de Hoje_Parte 01

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(avançar até 21 minutos do documentário, depoimentos sobre o RAP)

Gal: Da Tropicália Aos Dias de Hoje_Parte 02

www.yutube.com









Partindo da ideia de que uma sala de aula pode muito bem se transformar numa sala de cinema, foi criado, em 2006, o "Curta na Escola". O projeto é um braço pedagógico do "Porta Curtas", portal de difusão de curtas-metragens brasileiros. A intenção é formar uma grande rede colaborativa para o uso de filmes nacionais como apoio pedagógico. O acervo do projeto tem mais de 380 curtas, que podem ser vistos e baixados na íntegra, sem qualquer custo. O professor também pode acessar os planos de aula, feitos por pedagogos e que dão dicas de como usar cada filme indicado na abordagem de variadas disciplinas e temas transversais, em todos os níveis de ensino.
Fonte: Rede do Saber




Para participar cadastre-se aqui com seus dados completos.



qrolecionar.blogspot.com


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