As
atividades realizadas nas disciplinas da área (Filosofia, Geografia, História e
Sociologia) colaboram para que o aluno amplie seus saberes em relação aos
conhecimentos produzidos ao longo da história da humanidade, ao mesmo tempo em
que vê valorizada sua própria cultura e consegue integrá-la ao universo de
conhecimentos relevantes construídos em sociedade.
Há algumas indicações
que podem apoiar os professores em suas tarefas de elaborarem planos de aulas
para os estudos de recuperação. São materiais já enviados às escolas úteis ao
desenvolvimento da rotina pedagógica, em várias situações.
Uma
relação de filmes com temáticas que dizem respeito às questões passíveis de
reflexão e análise para Ciências Humanas pode ser encontrada nos Cadernos do Professor e do Aluno-Programa São Paulo faz Escola.
Destacam-se,
também, os filmes do Programa Cultura é Currículo - “Projeto O Cinema vai à escola”, com roteiros que estimulam o debate crítico e proporcionam o
desenvolvimento do repertório cultural, além de trazerem dinamismo ao processo
de ensino. Mais informações disponíveis em
<http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br>.
Para
pesquisas e trabalho com imagens de domínio público, seguem algumas indicações:
Utilizar
jornais e revistas é uma estratégia interessante para oferecer acesso a
imagens, textos, tabelas, gráficos, infográficos. Além dos acervos
enviados às escolas, há materiais disponíveis também em:
Lembramos que os estudos de recuperação devem ser momentos de
retomada de temas, especialmente preparados com metodologias alternativas para
atendimento à diversidade de demandas apontadas nos diferentes diagnósticos
escolares. São recursos que podem criar oportunidades para estimular formas de
estudo e de pesquisa, que agreguem autoconfiança e protagonismo ao processo de
aprendizagem dos alunos
Fonte: Estudos de Recuperação - Orientações CGEB - 2012
Diálogo sem Fronteira - Imagens na História - Iara Lis Schiavinatto - Parte II
www.novaescola.com.br
www.youtube.com
Diálogo sem Fronteira - Imagens na História - Iara Lis Schiavinatto - Parte II
REGISTROS DO PROFESSOR
elizabethdiariodamusica.blogspot.com
Blog criado pelos alunos da Escola Villare, com o objetivo de compartilharem entre si as análises de documentos históricos e produções culturais feitas nas aulas de história do professor Leandro Villela de Azevedo.
Os documentos tornam-se importantes como um investimento ao mesmo tempo afetivo e intelectual no processo de ensino aprendizagem, mas seu uso será equivocado caso se pretenda que alunos se transforme em um “pequeno historiador”, uma vez que, para os historiadores, os documentos têm outra finalidade, que não pode ser confundida com a situação do ensino de História.
(BITTENCOURT, C. M. F. O Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002, p 328 e 329)
FILMES DO ACERVO
www.yutube.com
TRAILER DO FILME O Menino do Pijama Listrado
www.yutube.com
Trailer Diários de Motocicleta
www.yutube.com
www.yutube.com
www.yutube.com
MÚSICA NA SALA DE AULA
( avançando até 53 minutos do documentário você encontrará depoimentos de personalidades ligadas ao cenário musical brasileiro, sobre a música de protesto)
www.yutube.com
(avançar até 21 minutos do documentário, depoimentos sobre o RAP)
www.yutube.com
Partindo da ideia de que uma sala de aula pode muito bem se transformar numa sala de cinema, foi criado, em 2006, o "Curta na Escola". O projeto é um braço pedagógico do "Porta Curtas", portal de difusão de curtas-metragens brasileiros. A intenção é formar uma grande rede colaborativa para o uso de filmes nacionais como apoio pedagógico. O acervo do projeto tem mais de 380 curtas, que podem ser vistos e baixados na íntegra, sem qualquer custo. O professor também pode acessar os planos de aula, feitos por pedagogos e que dão dicas de como usar cada filme indicado na abordagem de variadas disciplinas e temas transversais, em todos os níveis de ensino.
qrolecionar.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário