Núcleo Inclusão Educacional
19 de abril de 2019
15 de abril de 2019
Ações para cidadania
O Sesc, Vila Mariana, está valorizando as culturas indígenas no estado.
Abaixo, programação do Sesc Vila Mariana
13 de abril de 2019
Direitos Humanos
Sites que contribuem para atividades pedagógicas de Educação em Direitos Humanos:
> Biblioteca Virtual de Direitos Humanos
http://www.direitoshumanos.usp.br/
> Blog Formação em Direitos Humanos Ação Educativa
http://www.acaoeducativa.org.br/fdh/
> Direitos Humanos na internet (Dhnet)
http://www.dhnet.org.br/
> Instituto de Estudos de Gênero
http://ieg.ufsc.br/
> Instituto Paulo Freire
https://www.paulofreire.org/
> Instituto Vladimir Herzog
https://vladimirherzog.org/
> Memorial da Resistência de São Paulo
www.memorialdaresistenciasp.org.br/
> Movimento Nacional de Direitos Humanos
http://www.mndh.org.br/
> Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos - UFPB
http://www.cchla.ufpb.br/ncdh/
> Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDH) UFRJ
http://nedh.pr5.ufrj.br/
> Núcleo de Estudo para a Paz e os Direitos Humanos (NEP) - UnB
www.nep.unb.br/
> Observatório de Educação em Direitos Humanos (OEDH) - Unesp
https://www2.unesp.br/observatorio_ses
> Observatório de Educação em Direitos Humanos em Foco
http://observatorioedhemfoco.com.br/
> Observatório de Direitos Humanos - Unicamp
www.odh.unicamp.br/
8 de abril de 2019
ATLAS HISTÓRICO DO BRASIL
O atual Atlas Histórico é resultado de uma ampla atualização e modernização do “Atlas Histórico. Brasil 500 anos”, publicado em 1998 em formato de fascículos encartados na revista Isto É e em CD Rom, de autoria de Bernardo Joffily. A nova versão foi produzida em uma parceria entre Bernardo Joffily, responsável pela atualização e criação de novos mapas, Mariana Joffily, historiadora, idealizadora do projeto e uma equipe de pesquisadores, técnicos e assistentes do CPDOC, que também coordenou os trabalhos de atualização da obra ora apresentada. Participaram os bolsistas André Zuzarte, Cíntia Carli, Matias López, Mateus Donato e Monique Lirgiê Pinheiro Ferreira.
O projeto, que contou com o decisivo apoio da Finep, surgiu da ideia de oferecer aos professores de história uma versão das imagens do Atlas original que pudesse ser utilizada como instrumento de ensino em sala de aula, aliando a localização geográfica de acontecimentos históricos com documentos originais e outros recursos disponíveis no acervo do CPDOC, como os verbetes do Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro.
O Atlas abrange um longo período histórico, que vai desde antes do “descobrimento” do Brasil até os dias de hoje. Esta nova edição foi enriquecida com conteúdos textuais, fotográficos, sonoros e audiovisuais identificados, principalmente, no acervo histórico do próprio CPDOC, embora inclua também documentos localizados em outras instituições. Além do acervo histórico de CPDOC, levantaram-se dados no IBGE, no IPEA, na FUNAI e em outras instituições, visando à obtenção de elementos para enriquecer os dados, gráficos e mapas apresentados no Atlas.
Paralelamente, a equipe do CPDOC elaborou os textos que acompanham cada capítulo. Eles passaram por uma revisão e por uma atualização, de modo a torná-los mais adequados ao novo formato. Assim, incluíram-se novos textos, imagens e documentos históricos. Cabe lembrar, que dentro desses recortes cronológicos, foram articulados e escritos textos sobre diversos temas. Um trabalho desse porte evidentemente não é isento de falhas ou omissões. Contamos com a colaboração dos visitantes para aperfeiçoá-lo.
Esperamos, com a disponibilização deste Atlas Histórico, colocar à disposição do público em geral um instrumento que seja útil à realização de trabalhos escolares ou acadêmicos, ou que mesmo estimule a curiosidade e a vontade de conhecimento a respeito da história do Brasil. MAIS
6 de abril de 2019
QUENTURA
Muito quente! As piracemas não vêm na época certa e as pimenteiras acabam morrendo com tanta quentura. “É um tempo muito diferente, que nem os espíritos estão conseguindo entender”.
De suas roças, casas e quintais, as mulheres indígenas da Amazônia nos envolvem em seu vasto universo de conhecimentos ao mesmo tempo em que observam os impactos das mudanças climáticas nos seus modos de vida.
36 min | 2018
Direção e edição
Mari Corrêa
Imagem e som
Vinícius Araújo Berger
Fábio Nascimento
Trilha sonora
Rafael Gobbo Nicolau
Mixagem
Hélio Rimaud
Produção executiva
Patrícia Zuppi
Mari Corrêa
Luís Donisete Benzi Grupioni
Coprodução
Rede de Cooperação Amazônica – rca.org.br
Instituto Catitu - institutocatitu.org.br
Apoio institucional
Rainforest Foundation Norway
Fonte: https://vimeo.com/307734732
Assinar:
Postagens (Atom)