Unidos pela ironia, ‘O grande ditador’ e ‘A vida é bela’ retratam aspectos distintos do nazismo e mostram como é delicada a intenção de se fazer humor com a tragédia e o horror.
Brilhante discurso de Charlie Chaplin - O Grande Ditador(1940)
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Líder de grupo neonazista é preso por assassinato. A suástica marcada em seu peito tem pouco a ver com o falecido governo fascista: é usada como instrumento de identificação com a imposição da ordem pela violência
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O filme alemão A Onda mostra como um experimento de classe constituiu uma verdadeira ditadura fascista e discute o quão longe o regime de Hitler realmente está dos nossos dias.
Em 'M, o vampiro de Dusseldorf', Fritz Lang consegue fazer um retrato de uma Alemanha que se encaminhava para o totalitarismo.
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Concebido para ser um documentário, ‘O triunfo da vontade’ passou a ser visto como propaganda nazista no pós-guerra. A diretora do filme tentou até o fim da vida se dissociar da imagem negativa cultivada em torno dele
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O USO DIDÁTICO DOS DOCUMENTOS
O uso de documentos nas aulas de história justifica-se pelas contribuições que pode oferecer para o desenvolvimento do pensamento histórico. Uma delas é facilitar a compreensão do processo de produção do conhecimento histórico pelo entendimento de que os vestígios do passado se encontram em diferentes lugares, fazem parte da memória social e precisam ser preservados.
Outra exigência para se uso é o cuidado para com as diferentes linguagens. São muito variadas quanto à origem e precisam ser analisados de acordo com suas características de linguagem e especificidades de comunicação. Como recursos didáticos, distinguem-se três tipos: escritos, materiais (objetos de arte ou do cotidiano, construções...) e visuais/audiovisuais (imagens fixas ou em movimento, gráficas ou musicais).
De modo geral ao analisar um documento devem-se articular os métodos do historiador com os pedagógicos.
Fonte: O uso didático dos documentos. Circe Maria F. Bittencourt
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