21 de agosto de 2013

Trabalhos que serão apresentados na Conferência



A "I Conferência Estadual de Educação para as Relações Étnico-raciais" acontecerá nos dias 12 e 13 de setembro, na Assembleia Legislativa do Estado, onde serão celebrados os 10 anos da Lei nº 10.639/2003.

Nestes dois dias de Conferência serão apresentados trabalhos que os professores desenvolveram nas unidades escolares relacionados a esta temática.

A participação dos professores será representativa (dois professores por Diretoria), portanto são necessários alguns critérios para nortear a escolha dos representantes:


1. Aquele(a) que desenvolve ou desenvolveu trabalho(s) na área da Educação para as Relações Étnico-raciais em ambiente escolar nos últimos 3 anos e que este trabalho tenha sido ou esteja em acompanhamento pelo PCNP de ERER e/ou pelo Supervisor de Ensino.


2. Aquele(a) que tem ou teve trabalho inscrito nos últimos 3 anos:
a) Prodesc (Projetos Descentralizados);
b) Prêmio “Educar para a Igualdade Racial” promovido pelo CEERT;
c) Outros prêmios e/ou concursos afins.

3. Aquele(a) que concluiu ou está cursando alguma pós-graduação/especialização em áreas relacionadas à Educação das Relações Étnico-raciais.

Caso tenham algum trabalho ou evento relacionado com a lei citada, responder o questionário abaixo.

Para responder o questionário, clique no link abaixo.

Responsáveis:
Iracema Costa da Silva Mariano - Supervisor de Ensino Interlocutor de Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER) 
Gelson dos Santos Rocha - PCNP Interlocutor de Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER)



Trabalhos Selecionados 


Projeto 1: Todo Coração é Vermelho
Ano: 2012
Professora: Telma Regina Ramos
Escola: Edir do Couto Rosa 


Para acessar blog da EE Edir do Couto Rosa
Clique na imagem abaixo para ver fotos do projeto 

Professora Telma Ramos (direita) na ATPC sobre temática afro-brasileira e africana 
Acervo: Gelson Rocha



Projeto 2: História e Histórias

Ano: 2012
Professora: Luciana Aparecida Bezerra da Silva 

Escola: Masaiti Sekine

Justificativa

O projeto justifica-se a medida que os conteúdos tratados referem-se a formação étnica e cultural do povo brasileiro. 

Visamos trazer à realidade de nossos alunos uma maior clareza quanto às raízes de nossa sociedade, bem como trabalhar a diversidade, étnica, estética, artística, valores que se tornam permanentes em nossos alunos cidadãos. 


Objetivos 
  • Relacionar concretamente o que se pretende atingir com vistas à justificativa proposta; 
  • Conhecer a história dos povos africanos, suas peculiaridades e o espaço geográfico, e a influência na formação do povo brasileiro, nossa cultura e tradições; 
  • Proporcionar aos alunos contato com as linguagens africanas que influenciaram a língua falada e escrita em nosso país. 
Desenvolvimento do projeto

1ª etapa - Apresentação do projeto aos alunos

2ª etapa - Pesquisas em livros didáticos, paradidáticos e internet

3ª etapa - Análise de imagens e videos sobre capoeira
4ª etapa - Visita ao Museu Afro-Brasileiro 
5ª etapa - Apresentação de grupos de capoeira para a comunidade escolar 
6ª etapa - Apresentação de grupos de teatro para a comunidade escolar
7ª etapa - Avaliação: exposição temática e a participação dos alunos envolvidos nas atividades do projeto. 




Professora Luciana Aparecida (esquerda, de blusa branca) na ATPC sobre temática afro-brasileira e africana 

Acervo: Gelson Rocha







www.ceert.org.br





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