No silêncio das estrelas um grito de luz de suas entranhas...
E quantos gritos, e quantas entranhas,
e a gente assim, mudo...
e a gente assim, tão surdo de tudo
e a gente assim, só assistindo...
(Eva Rocha)
É IMPORTANTE PROMOVER DISCUSSÕES/REFLEXÕES SOBRE O DOCUMENTO NAS REUNIÕES PEDAGÓGICAS.
O Currículo Oficial respeita os saberes e autonomia do professor (pg. 65)
É importante conhecer a Proposta Pedagógica da escola na hora de elaborar o plano de aula e de ensino? (pg. 59)
O Currículo Oficial deve ser considerado como elemento orientador para construção de planos de disciplina e de aula? (pg. 60)
Qual a importância de respeitar o contexto em que os alunos estão inseridos? (pg. 60)
O professor precisa realizar o diagnóstico nos primeiros dias de aula? (pg. 62)
O que é desenvolvimento global do aluno (pg.44)
Contribuição das TIC (pg. 45)
O professor tem que conversar com os alunos sobre conteúdos e metodologias que serão trabalhadas durante o ano? (pg. 68)
Para ter êxito com a temática das Relações Étnico-raciais em sala de aula, que postura o professor deve adotar? (pg. 84)
A Cultura de Matriz Africana sofreu (sofre) um processo de desvalorização? (pg. 85)
O que é a ideologia do branqueamento? (pg. 85)
A quem se destina a discussão sobre a questão racial: Ao Movimento Negro? Aos estudiosos? A escola? (pg. 85)
O mito da democracia racial e a ideologia do branqueamento só atingem os negros? (pg. 85)
O que é Quilombo? (pg.90)
O conceito de Quilombo está associado à escravidão? (pg.90)
Como promover a desconstrução de estereótipos ligados à ideia de “índio.” (pg.94)
Clique em Coordenadorias (CGEB/ Biblioteca), e localize o link Orientações para os Primeiros Dias Letivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário