13 de abril de 2014

CADERNO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA

Pela leitura dos documentos (fragmentos) verificamos que o Caderno do São Paulo faz Escola não engessa o trabalho do professor em sala de aula, é um "norte" e valoriza o protagonismo docente



(...)

Visando preservar a autonomia docente, os materiais de ensino destinado aos professores buscam o diálogo, jamais a imposição, pois foram elaborados sempre sob a forma de sugestões, acompanhadas de indicações de livros e materiais diversos. 

Relatório Pedagógico – 2011 SARESP, História e Geografia. pg 38



(...)
Para cada Situação de Aprendizagem, foram elaboradas: uma atividade principal, questões para a avaliação e propostas para recuperação, nas quais foram destacados alguns dos aspectos mais significativos das discussões historiográficas contemporâneas. Considere a possibilidade de realizar mudanças para adequar as propostas à sua experiência docente, ao seu atual grupo de alunos e às suas condições de trabalho.
Caderno do professor: história, ensino fundamental - 5ª série, volume 1 / São Paulo : SEE, 2009. Pg. 8
Caderno do professor: história, ensino fundamental - 6ª série, volume 1 / São Paulo : SEE, 2009. Pg. 8


Este Caderno aborda temas que caracterizam a crise do Antigo Regime e propõe Situações de Aprendizagem que pretendem colaborar com as dinâmicas de sala de aula. As sugestões aqui contidas devem ser avaliadas por você e consideradas, sempre, em função da experiência adquirida em sua convivência com os alunos.
Caderno do professor: história, ensino fundamental - 7ª série, volume 1 / São Paulo : SEE, 2009. Pg. 8


(...) 
As sugestões aqui contidas devem ser avaliadas por você e consideradas, sempre, em função da sua experiência; considere a possibilidade de realizar alterações, no sentido de adequar as propostas ao seu atual grupo de alunos e às suas condições de trabalho.
Caderno do professor: história, ensino fundamental - 8ª série, volume 3 / São Paulo : SEE, 2009. Pg. 8


Este caderno tem por objetivo auxiliá-lo no desenvolvimento de dois temas que os materiais didáticos disponíveis, em sua quase totalidade, tratam de modo bastante superficial: A Pré-história e as civilizações do Oriente Próximo. Cabe a você decidir sobre a aplicação das sugestões e seus planos de aula, alternando-as, a partir de suas experiências docentes, desenvolvidas no contato com os alunos e nos ambientes em que exerce suas atividades profissionais. 
Caderno do professor: história, ensino médio - 1ª série, volume 1 / São Paulo : SEE, 2009. Pg. 8

(...) 
As situações de aprendizagem aqui sugeridas buscam enfatizar a importância dos estudos sobre essa época intrigante. 
Caderno do professor: história, ensino médio - 2ª série, volume 1 / São Paulo : SEE, 2009. Pg. 8

(...)
Por tudo isso, as sugestões de Situações de Aprendizagem aqui colocadas – todas visando a auxiliar sua realização em sala de aula – foram assim estruturadas: em primeiro lugar, apresentamos os conhecimentos que devem ser priorizados, as competências e habilidades focadas, as metodologias que podem ser utilizadas e, por último, as sugestões de avaliação para ser aplicada ao final de cada atividade ou nas provas realizadas no bimestre. Entretanto, é fundamental que você se sinta à vontade para adaptar todas as sugestões ao seu contexto escolar, à suas necessidades e carências, assim como ao perfil de seus alunos.
Caderno do professor: história, ensino médio - 3ª série, volume 1 / São Paulo : SEE, 2009. Pg. 8



profcelloto.blogspot.com



Acessar Cadernos  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...