VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS
O tema violência pode ser abordado levando em conta onde ela acontece e a forma como costuma se manifestar. Isso leva a situações concretas e importa no uso de conceitos, bem como de teorias, para explicar tais situações e manifestações. Assim, pode-se encontrar a violência nas relações pessoais ou nas relações entre o indivíduo e as instituições, como ela aparece na escola e por que alguns a chamam de violência simbólica. Há o uso legítimo da violência pelo Estado e seu uso abusivo pelo mesmo Estado, em momentos de crise institucional, repressão política, censura, etc. Há violência nos meios de comunicação, nos movimentos sociais, nos processos de transformação das diferentes sociedades, patrocinada por governos à direita ou à esquerda.
Como se pode perceber, a “questão da violência” não está apenas ligada à criminalidade, e fazer uma análise enfocando somente essa dimensão significaria permanecer nas aparências da questão, no que é mais visível, ou, no limite, dando-lhe um enfoque ideológico ou preconceituoso. Há uma preocupação com a análise de todas as formas de violência para poder dar uma visão ampla do fenômeno e explicar como ele acontece na nossa sociedade.
(Orientações Curriculares para o Ensino Médio, pg. 119 e 120)
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