6 de outubro de 2014

Curso: Africanidades e Afrodescendência



Curso: Educação para as Relações Étnico-Raciais:
Africanidades e Afrodescendência (5ª aula)


A MÁ CONSCIÊNCIA IMPOSTA PELO LIVRO CASA GRANDE & SENZALA


A má consciência imposta pelo livro "Casa Grande & Senzala" permanece. Neste, exalta-se o colonizador, o escravizador, o criminoso, por ter estuprado as escravizadas, e tem-se aí a firmação da boa convivência do
sistema, em que a escravizada mestiçou-se como o escravizador (FREIRE, 1994). O fato é trabalhado como positivo. O estupro da escravizada não é apresentado como crime abominável.

Fica no imaginário social as formas re-trabalhadas pelas novelas como um romance livre entre seres como a mesma autonomia social, e não como um ato de coerção e maus-tratos, de imposição machista e racista. Não é apresentado como crime devido ser à base da mestiçagem brasileira. Esta, por sua vez, é narrada como o fator conciliador entre negros e brancos no Brasil.

Ressalta-se uma ideia de que a mestiçagem tivesse resolvido os problemas sociais. Nós temos que lembrar que os mestiços foram vendidos pelos seus pais, escravizadores, como escravos. Eles não herdaram as propriedades e as contas bancárias. Ficaram no lugar do negro, no meio da população escravizada.

Henrique Cunha Junior 
Prof. Titular – Universidade Federal de Viçosa


brejo.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...