24 de outubro de 2014

Halloween ou Dia do Saci: o que comemorar em 31 de outubro?


Halloween ou Dia do Saci: o que comemorar em 31 de outubro
www.youtube.com





Muitas vezes a escola prepara a festa pela festa e não esclarece o significado 



"Muitas crianças adoram o Halloween porque é uma data divertida, com fantasias, atividades lúdicas e doces, muitos doces. Apesar de não ser uma festividade brasileira, clubes e escolas organizam eventos de Halloween. Perguntei a uma amiga, que estava levando as crianças para um evento desses, o que elas pensavam que era o significado desse dia. Ela disse que o viam como uma festa como o Carnaval." 
(Camila Appel - blogfolha)


Quais os povos que realizam Halloween?

Qual a origem do nome?

A tradição tem origem em que ritual?

Qual o sentido para o uso da decoração e das fantasias?

A abóbora está vinculada a qual lenda?



Para reflexão


















(...) 
A origem da abóbora estaria vinculada a uma lenda irlandesa, sobre um homem chamado Jack. Alcoólatra grosseiro, ele teria se encontrado sem dinheiro para pagar sua bebida e fez um pacto com o diabo que se transformou numa moeda. Ao morrer, Jack não foi aceito no céu nem no inferno, pois o diabo se sentiu traído por ele. Mas o diabo entregou uma brasa para que Jack iluminasse seu caminho pelo limbo. Jack guardou a brasa num nabo, para durar mais. (Camila Appel - blogfolha)



Voltar às atenções no mês de outubro para o Dia das Bruxas é realmente um problema. É preciso ter cuidado e lembrar às crianças que, originalmente, esta data não faz parte da nossa história e tradição. Pensando nisso, o Governo do Estado de São Paulo decretou, em 2005, o Dia do Saci, o mesmo dia 31 de outubro. Coincidência? Sem dúvida não, a iniciativa foi uma forma de valorizar a cultura brasileira e tentar coibir a americanização - já que, no imaginário do Brasil, o Saci é um símbolo. 
Fonte: educarparacrescer.abril.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...