Vídeo – trecho do documentário Jongos, Calangos e Folias: música negra, memória e poesia constituído a partir do acervo UFF Petrobrás Cultural Memória e Música Negra. É considerado subsídio para as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Racias e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, publicadas em 2004. A história dos jongos, calangos e folias, como patrimônios culturais, é apresentada de forma associada à história social dos grupos que lhe dão suporte. Poderá ser utilizado no 5º ano do Ensino Fundamental em História, para a primeira Expectativa de Aprendizagem. Utilizar as categorias de tempo ao analisar acontecimentos históricos regionais e nacionais, mas precisamente na Orientação Geral “Análise das heranças políticas, econômicas e culturais dos diferentes povos que constituíram a sociedade paulista e brasileira ao longo do tempo por meio do estudo de diferentes recursos”. Assim como, durante todo o 8º ano do Ensino Fundamental, para complementar as situações de aprendizagens que abordam a sociedade e a cultura do Brasil Colônia.
Fonte: curriculomais.educacao.sp.gov.br/
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