21 de agosto de 2015

EDUCANDO PELA DIFERENÇA PARA A IGUALDADE (UFSCAR)



Caras Professoras, Caros Professores

Não podemos mais suportar que as crianças negras tenham um desempenho pior que as outras crianças. Como professoras, não podemos mais suportar atitudes discriminatórias e preconceituosas vindas de quem quer que seja. Como cidadãos não podemos mais aturar as relações que a nossa cultura mantém com o diferente, desejando ou fingindo que ele não existe.

Este material pretende retomar os conhecimentos que vocês já têm, como professores, sistematizando outros que possam contribuir para um trabalho em sala de aula contra a discriminação.

É preciso que as diferenças sejam o mote da ação pedagógica, produzir diferenças,não apenas tolerá-las ou aceitá-las. Este projeto insere-se no âmbito das lutas, que são travadas incansavelmente e cotidianamente por aqueles que desejam, efetivamente incorporar os outros, os diferentes. As professoras e os professores do ensino fundamental não podem estar fora desta empreitada. A empreitada da inclusão.

Este projeto é um convite para aceitarmos o desafio urgente de democratizar de fato a escola: trazer a criança negra, a jovem negra, o adolescente negro e sua família, com êxito para dentro da escola, acolher, ensinar e encantar-se.


Módulo 1 

Módulo 2








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...