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Professores (as) de História
No início do ano, a equipe técnica da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), da Secretaria da Educação de São Paulo, apresentou vários documentos com o objetivo de orientar os professores para o Planejamento de 2012. Considerando que o planejamento não é uma atividade burocrática e não se esgota naquele momento inicial, mas se estende por todo o ano letivo, vale a pena “revisitar” as sugestões da equipe da CGEB para a disciplina de História.
Na página 42 do documento há orientações para o trabalho que considera habilidades, competências e conceitos históricos e a temática Indígena na sala de aula.
Na área de Ciências Humanas um enfoque especial aos temas Educação em Direitos Humanos (pg. 17) e Educação das Relações Étnico-raciais(p. 31).
As TICs devem ser um meio de promover a aprendizagem e desenvolver formas de ensinar condizentes com o nível tecnológico de nosso tempo. No documento há sugestões de trabalho com blog, TV Escola e Museu Virtual.
Instituído pelo Ministério da Educação em 2006, busca cumprir o detalhamento de uma política educacional que reconhece a diversidade étnico-racial, com situações específicas para cada nível de ensino.
Educação Infantil (página 31)
Ensino Fundamental (página 53)
Ensino Médio (página 79)
Educação de Jovens e Adultos (página 99)
Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.
Altera a Lei nº 9.394/96, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira".
LEI nº 11.645, 10 de março de 2008
Altera a Lei nº 9.394/96, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena".
Altera a Lei nº 9.394/96, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena".
Com a esperança
de que juntos
poderemos fazer a diferença ...
“... para isso existem as escolas:
não para ensinar as respostas,
mas para ensinar as perguntas.”
(Rubem Alves)
não para ensinar as respostas,
mas para ensinar as perguntas.”
(Rubem Alves)
BOM TRABALHO A TODOS (AS)
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