25 de julho de 2012

REPLANEJAMENTO ESCOLAR 2012 (1)

pedagogiazardo.blogspot.com


Professores (as) de História



No início do ano, a equipe técnica da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), da Secretaria da Educação de São Paulo, apresentou vários documentos com o objetivo de orientar os professores para o Planejamento de 2012. Considerando que o planejamento não é uma atividade burocrática e não se esgota naquele momento inicial, mas se estende por todo o ano letivo, vale a pena “revisitar” as sugestões da equipe da CGEB para a disciplina de História.   




Na página 42 do documento há orientações para o trabalho que considera habilidades, competências e conceitos históricos e a temática Indígena na sala de aula. 




Na área de Ciências Humanas um enfoque especial aos temas Educação em Direitos Humanos (pg. 17) e Educação das Relações Étnico-raciais(p. 31). 




As TICs devem ser um meio de promover a aprendizagem e desenvolver formas de ensinar condizentes com o nível tecnológico de nosso tempo. No documento há sugestões de trabalho com blog, TV Escola e Museu Virtual



Instituído pelo Ministério da Educação em 2006, busca cumprir o detalhamento de uma política educacional que reconhece a diversidade étnico-racial, com situações específicas para cada nível de ensino. 


Educação Infantil (página 31) 

Ensino Fundamental (página 53) 

Ensino Médio (página 79)

Educação de Jovens e Adultos (página 99) 




Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. 

Altera a Lei nº 9.394/96, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira"

LEI nº 11.645, 10 de março de 2008 
Altera a Lei nº 9.394/96, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena"


Com a esperança 
de que juntos 
poderemos fazer a diferença ...


“... para isso existem as escolas:
 não para ensinar as respostas,
mas para ensinar as perguntas.”
(Rubem Alves)


BOM TRABALHO A TODOS (AS)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...