2016
Grupo de Estudo
Base Nacional Comum Curricular de História
(Fevereiro de 2016)
Fotos do Encontro em 2016
Vídeos
Base Nacional Comum Curricular
BNCC - O que é Base para você
(1º Semestre de 2016)
23:50 - Professores de História
49:00 - Professores de Geografia
55:13 - Professores de Sociologia
58:05 - Professores de Filosofia
(Março de 2016)
FILOSOFIA
SOCIOLOGIA
GEOGRAFIA
2017
Terceira Reunião de Trabalho da BNCC
(Planejamento de Orientação Técnica para os professores de História)
Maio de 2017
Maria Bethânia - "Balada de Gisberta"
Balada de Gisberta
(Pedro Abrunhosa)
"Perdi-me do nome,
Hoje podes chamar-me de tua,
Dancei em palácios,
Hoje danço na rua.
Vesti-me de sonhos,
Hoje visto as bermas da estrada,
De que serve voltar
Quando se volta p’ró nada.
Eu não sei se um anjo me chama,
Eu não sei dos mil homens na cama
E o céu não pode esperar.
Eu não sei se a noite me leva,
Eu não ouço o meu grito na treva,
E o fim vem-me buscar.
Sambei na avenida,
No escuro fui porta-estandarte,
Apagaram-se as luzes,
É o futuro que parte.
Escrevi o desejo,
Corações que já esqueci,
Com sedas matei
E com ferros morri.
Trouxe pouco,
Levo menos,
E a distância até ao fundo é tão pequena,
No fundo, é tão pequena,
A queda.
E o amor é tão longe,
O amor é tão longe
E a dor é tão perto."
"O currículo precisa preparar os alunos para a vida"
Filme: Ponto de Mutação
TEMAS PERTINENTES
Para acessar, clique no tema
Para o especialista em Psicologia Educacional, o conhecimento prévio do aluno é a chave para a aprendizagem significativa
Inclusão Escolar: Um desafio entre o real e o ideal
Educação para as Relações Étnico-Raciais
Mariana Carvalho, professora de História
EE Luiz Bianconi
Gênero e Diversidade Sexual na EE José Papaiz
Por Ana Caló, professora coordenadora
Sugestões didáticas, Atividades práticas, Sugestões de temas
Acesse aqui: HISTÓRIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Acesse aqui: HISTÓRIA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Assuntos que foram surgindo durante debate
Como está organizado o Caderno de História
Palestra: Competências e Habilidades
Prof. Vasco Moretto
Derrubando Muros: Braz Nogueira
Palestra do Prof. Ubiratan Castro sobre
Quilombos Urbanos
Afreaka “África nas escolas: uma abordagem sem estereótipos”
O material produzido pela ONG Afreaka “África nas escolas: uma abordagem sem estereótipos” é composto por 4 cadernos, sendo 3 volumes e 1 de atividades.
O material encontra-se disponível também em formato virtual, para livre acesso, no link: https://drive.google.com/file/d/0B87a-oSxLgooMG1nU21FeEh3QXc/view
Obs: Escolas Estaduais de Suzano e Ferraz de Vasconcelos, professor coordenador tem a senha. Qualquer dúvida entrar em contato com Núcleo Pedagógico da DE Suzano, falar com PCNP de História.
O ENSINO DE HISTÓRIA NA ATUALIDADE
O objetivo do ensino da história na atualidade, segundo Christian Laville, é “tornar os jovens capazes de participar democraticamente da sociedade e desenvolver neles as capacidades intelectuais e afetivas necessárias para tal”.
Para tanto privilegia-se menos conteúdo e a pedagogia da história passa a ser centrada nas aprendizagens dos alunos, e, para provocar o sentimento de pertencer, de ser o protagonista da sua história, trabalhamos com a história do cotidiano, as memórias do bairro, da escola, da cidade. Para autonomia e criticidade ensina-se a prática democrática por meio dos Grêmios Estudantis, movimentos sociais, entre outros.
“(...)é possível que a narrativa histórica não tenha mais tanto poder, que a família, o meio ao qual se pertence, circunstancias marcantes no ambiente em que se vive, mas sobretudo os meios de comunicação, tenham muito mais influência.” (Christian Laville).
Aparecida Abud Groh
Peter Burke, historiador das ideias
Peter Burke - A identidade brasileira
O que é a Escola dos Annales?
Café Filosófico: O marxismo da “teoria crítica” de Adorno e Hokheimer
SAIU NA MÍDIA SOBRE A BNCC
Fotos
29/05 - Ferraz de Vasconcelos
30/05 - Suzano
Agradecimento Especial para os formadores/parceiros:
Gabriel Estevam
Renata Barbosa
Roberto Santos
Bruno Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário