22 de abril de 2012

22 DE ABRIL - DESCOBRIMENTO ?














Que termo usar para identificar ou descrever "aquele" acontecimento? 



 Eis o problema colocado.



Descobrimento: implica dizer que nada existia, a não ser a partir da Europa; povos como os Olmecas, que praticavam agricultura há milênios, não existiam, porque não tinham sido descobertos. 

Invasão: inverte o ponto de vista e coloca o mundo visto a partir das sociedades do Continente Americano. 

Contato: termo mais neutro, que parece omitir um ponto de vista ou contemplar os vários envolvidos; apesar disso, tem um tom neutro que mascara a violência extrema da chegada dos europeus ao Novo Mundo. 
Redefor, 2011



"Na primeira noite, eles se aproximam e colhem uma flor de nosso jardim. E não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem, pisam as flores, matam nosso cão. E não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua, e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada".(Maiakovski)



Em passeio por pontos turísticos de Porto Seguro(BA) você conseque observar as perspectivas acima descrita.


Memorial do Descobrimento 
(Porto Seguro - Bahia)













Invasão 
(Porto Seguro - Bahia)









Santa Cruz Cabrália



Crédito fotos: Gelson Rocha 


Abordagem dialógica na aula de História 
(Dialogar - Ouvir - Refletir - Ler e Escrever sobre o que refletiu)



"Fazer com que o aluno visualize a importância do saber dentro de sua realidade. Ser capaz de resgatar não a informação em si mesma, mas o que levou um Platão, um Galileu, um Einstein, um Picasso, um Marc Bloch, um Fernando Pessoa às formulações e expressões que deram em suas áreas. Apresentar o ponto de partida, apresentar o problema é dar condições de verificar e comparar condições para que o mesmo possa ser apreendido pelo aluno, a partir de sua própria atuação, devendo o professor atuar como estimulador desse processo" ("Transversalidade e a renovação do ensino de História" IN: Karnal, L. (Org.). História na sala aula. São Paulo: Contexto, 2003, 64).


Qual abordagem adota quando está trabalhando com o tema?



2 comentários:

  1. muito interessante esse projeto! vou conversar com as pessoas na escola para desenvolvermos algo semelhante. abraço

    ResponderExcluir
  2. Carolina,

    Nosso "papel" é este, apresentar, dialogar, ouvir e refletir, sem tomar partido, pois, a aula de História não é catequese. Obrigada por visitar o blog e um abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...