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Problematizar conceitos
“Oferecer ao aluno o cerne da ciência e da arte: o problema. Não o problema artificial clássico na área de exatas, mas os problemas que geraram a inquietude que produziu este mesmo conhecimento. (...) Mostrem as incoerências, as dúvidas, as questões estruturais de cada matéria. Mostrem textos opostos, visões distintas, críticas de um autor ao outro. Nunca fazer um trabalho como: Feudalismo, ou o Lusíadas, ou o Relevo do Amapá, mas problemas para serem resolvidos. Todo animal (e, por extensão, o aluno) é curioso. Porém, é difícil ser curioso com o que está pronto.”
(Leandro Karnal, 2001)
Considerar no trabalho com o texto imagético:
- Quem fez?
- Quando fez?
- Com que intenção fez?
- Para quem fez?
- Quais as influências do autor?
- Qual o contexto de sua elaboração?
- Que elementos a imagem pode trazer para entender determinado contexto histórico?
- Qual a disposição dos elementos em cena?
- Existe uma ação principal?
- Quem são os personagens?
(Fonte: Rede Aprende com a Rede, 2009)
No site Apoio à Implementação do Currículo há um roteiro, destinado à discussão com os professores da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, assim como os de Língua Portuguesa e de Arte, que introduz o debate sobre a importância da análise iconográfica em sala de aula. Buscando ampliar as possibilidades de trabalho com diferentes tipos de linguagem documental. Além disso, enfatiza como a contextualização é uma etapa essencial no processo de análise de imagens.
Para acessar a apresentação do Roteiro, siga as instruções abaixo:
Consultar roteiro: A análise iconográfica em sala
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"Exaltação à Tiradentes” - Elis Regina, de autoria de Mano Décio da Viola, Estanisláu Silva e Penteado.
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