SABERES E FAZERES
“Sem um fim social o saber será a maior das futilidades”
(Gilberto Freyre)
“Sem um fim social o saber será a maior das futilidades”
(Gilberto Freyre)
"Quase todas as disciplinas foram perdendo aulas ao longo das décadas anteriores. Não obstante, os programas nem sempre acompanharam esses cortes. Pergunte-se: isso é realmente importante? Este conteúdo é essencial? Não seria melhor aprofundar mais tais tópicos e menos outros? Se a justificativa é a pressão do vestibular, ela não pode ocupar 11 anos de ensino médio e fundamental. (...) A coragem da grande tesoura é essencial. Dar tudo equivale a dar nada. Ensinar a pensar não implica esgotar o conhecimento humano." (Karnal, Leandro. "Educar é preciso: os dez mandamentos do professor". Revista do IBEP-História, 2001, pp. 24-25).
A contribuição fundamental das Ciências Humanas é na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Por meio dos conceitos, conteúdos, habilidades e competências mobilizados por essa área, os alunos deverão ser capazes de combater todo tipo de discriminação, garantir a democracia e a liberdade como direitos essenciais a todos os povos, lutar pela preservação da vida no planeta e do planeta. Ou seja, cabe a nossa área fazer jus ao seu nome, tornando nossos alunos cada vez mais humanos.
Foto: Blog Tácito Zanchetta
Foto: Blog Tácito Zanchetta
A contribuição fundamental das Ciências Humanas é na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Por meio dos conceitos, conteúdos, habilidades e competências mobilizados por essa área, os alunos deverão ser capazes de combater todo tipo de discriminação, garantir a democracia e a liberdade como direitos essenciais a todos os povos, lutar pela preservação da vida no planeta e do planeta. Ou seja, cabe a nossa área fazer jus ao seu nome, tornando nossos alunos cada vez mais humanos.
Veja exemplos de aprendizagem significativa nas diversas áreas do conhecimento
- Lugares de fazer e escrever a história de Ferraz de Vasconcelos (Tácito Zanchetta)
- Reciclando Idéias (Paulo Kobayashi)
- Projeto Hidroponia (Miguel Badra V) - Blog de Biologia
- A Música venceu (Jussara Feitosa)
- Alunos entrevistam ex-pracinha da FEB (David Jorge Curi)
- Alunos aprendem a diminuir consumo de água (Jussara Feitosa)
- Currículo Global para Sustentabilidade (Luiza Hidaka)
Foto: Blog Prometeu
Nenhum comentário:
Postar um comentário