ORIENTAÇÕES
Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio
CIÊNCIAS HUMANAS
O replanejamento é o momento para gestar novas possibilidades sem esquecer o caminho já percorrido. Nesse sentido, cabe a cada professor, junto com os demais colegas de área perguntar: Quais competências e habilidades foram trabalhadas? O que não foi devidamente abordado por conta dos imprevistos? Consideramos e atendemos o Projeto Político Pedagógico da escola? Essas questões se fazem necessárias no replanejamento.
REPLANEJAMENTO DA DISCIPLINA HISTÓRIA
Ao organizar o replanejamento da disciplina História para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, devem-se observar os conceitos, conteúdos, habilidades e competências que foram selecionados no planejamento e considerados imprescindíveis para a formação dos alunos.
Lembramos, ainda, que o currículo não se limita ao currículo formal, por isso, no replanejamento, os professores de História devem verificar, junto aos documentos escolares (planos de ensino, diários de classe, avaliação final do ano letivo), o currículo que está se efetivando na realidade. O currículo prediz uma série de conteúdos, habilidades e competências, mas a experiência docente aponta para o fato de que a execução não ocorre de forma homogênea em todas as escolas, anos, turmas. Por isso, o replanejamento é o momento favorável para observar os diferentes contextos e ritmos existentes em salas de aulas e conferir o que foi atendido e o que deverá ser trabalhado para dar sequência ao currículo de História para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.
Desejamos sucesso nesse momento de replanejamento.
Bom trabalho!
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