19 de julho de 2012

LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA

História do Brasil
 e a doutrinação ideológica nos livros didáticos


História do Brasil e a doutrinação ideológica nos livros didáticos (1)

www.youtube.com



História do Brasil e a doutrinação ideológica nos livros didáticos (2)

www.youtube.com




História do Brasil e a doutrinação ideológica nos livros didáticos (3)
www.youtube.com






www.portalfuturum.com.br



PROFESSOR VALE A PENA LER O TEXTO SOBRE A GUERRA DAS NARRATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA

I M P E R D Í V E L 



Em quase todas as partes do mundo, os programas escolares exigem que o ensino da história desenvolva nos alunos a autonomia intelectual e o pensamento crítico. Há muito tempo não se vê mais a missão de incutir nas consciências uma narrativa única glorificando a nação ou a comunidade.  (Fonte: www.scielo.br)




envolverde.com.br


Para reflexão: 


O Livro Didático contribui para o desenvolvimento da autonomia de pensamento, o raciocínio crítico e a capacidade de argumentar do aluno. 






Livros didáticos ontem e hoje

www.youtube.com


"Será que tudo que é didático foi escrito pensando só para escola."(Márcia Feldman)



OS LIVROS DIDÁTICOS E A LEGISLAÇÃO PRÓ-ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA



“É necessário ‘saber muito de quase tudo’. O professor tem que [...] conhecer os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais”. Recomendação válida, pois se meu trabalho docente apoiar-se apenas no material didático incompleto que analisei estará fadado a ser incompleto também. É necessário um esforço para atingir o ideal daquilo que o professor Ramos (2008) chama “professor inesquecível”: alguém que saiba ter serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender. Caso contrário nosso trabalho docente vai ser sempre ilusório, perpetuando o ditado popular: você finge que ensina e eu finjo que aprendo. Mas isso é assunto para outro artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...