30 de junho de 2012

FESTA DA CEREJEIRA





O tema de 2012 é em homenagem ao Dia Nacional do Tanabata Matsuri. No Japão, todo dia 7 de julho é comemorado o Festival das Estrelas. A lenda japonesa diz que as pessoas devem fazer pedidos em papéis e colocar tudo no bambu. 



23 de junho de 2012

O ÓDIO NO BRASIL




                 
                 O Ódio no Brasil – Leandro Karnal
O que na história e no cotidiano do Brasil nos leva ao ódio e à violência? É possível sempre "amar o povo" (entendido como multidão), mesmo sendo invasivo, grosseiro, violento em suas manifestações históricas? Índio, negro e europeu: a "alma brasileira" detesta a si mesma? Apenas a fome leva o homem ao gosto do mal? (Fonte:cpflcultura)

Divulgando blogs das escolas 3

SABERES E FAZERES 2


Michel de Certeau






BLOG DA LÂNDIA SANTOS BATISTA



BLOG DO TÁCITO ZANCHETTA



Para que a prática de sala de aula adquira “o cheiro bom do frescor” é preciso que se assumam definitivamente os desafios que a educação histórica enfrenta hoje em dia. Seria uma das maneiras de se contribuir para que os educandos se tornassem conhecedores da pluralidade de realidades presentes e passadas, das questões do seu mundo individual e coletivo, dos diferentes percursos e trajetórias históricas. Os educandos poderiam adquirir a capacidade de realizar análises, inferências e interpretações acerca da sociedade atual, além de olhar para si e a redor com olhos históricos, resgatando, sobretudo, o conjunto de lutas, anseios, frustrações, sonhos e a vida de cada um, no presente e no passado.
Fonte: O Saber histórico na sala de aula, pg. 65



Veja também: 

20 de junho de 2012

Orientações para Estudos de Recuperação em História


As atividades realizadas nas disciplinas da área (Filosofia, Geografia, História e Sociologia) colaboram para que o aluno amplie seus saberes em relação aos conhecimentos produzidos ao longo da história da humanidade, ao mesmo tempo em que vê valorizada sua própria cultura e consegue integrá-la ao universo de conhecimentos relevantes construídos em sociedade.

Há algumas indicações que podem apoiar os professores em suas tarefas de elaborarem planos de aulas para os estudos de recuperação. São materiais já enviados às escolas úteis ao desenvolvimento da rotina pedagógica, em várias situações.

Uma relação de filmes com temáticas que dizem respeito às questões passíveis de reflexão e análise para Ciências Humanas pode ser encontrada nos Cadernos do Professor e do Aluno-Programa São Paulo faz Escola.

Destacam-se, também, os filmes do Programa Cultura é Currículo - “Projeto O Cinema vai à escola”, com roteiros que estimulam o debate crítico e proporcionam o desenvolvimento do repertório cultural, além de trazerem dinamismo ao processo de ensino. Mais informações disponíveis em  <http://culturaecurriculo.fde.sp.gov.br>.


Para pesquisas e trabalho com imagens de domínio público, seguem algumas indicações:


Utilizar jornais e revistas é uma estratégia interessante para oferecer acesso a imagens, textos, tabelas, gráficos, infográficos.  Além dos acervos enviados às escolas, há materiais disponíveis também em:


Lembramos que os estudos de recuperação devem ser momentos de retomada de temas, especialmente preparados com metodologias alternativas para atendimento à diversidade de demandas apontadas nos diferentes diagnósticos escolares. São recursos que podem criar oportunidades para estimular formas de estudo e de pesquisa, que agreguem autoconfiança e protagonismo ao processo de aprendizagem dos alunos

Fonte: Estudos de Recuperação - Orientações CGEB - 2012





www.novaescola.com.br




Diálogo sem Fronteira - Imagens na História - Iara Lis Schiavinatto - Parte I

www.youtube.com




Diálogo sem Fronteira - Imagens na História - Iara Lis Schiavinatto - Parte II
www.youtube.com




REGISTROS DO PROFESSOR



Busca na internet

www.youtube.com




vlira.wordpre





Projeto Brasileirinho

www.youtube.com




elizabethdiariodamusica.blogspot.com


Blog criado pelos alunos da Escola Villare, com o objetivo de compartilharem entre si as análises de documentos históricos e produções culturais feitas nas aulas de história do professor Leandro Villela de Azevedo.



Os documentos tornam-se importantes como um investimento ao mesmo tempo afetivo e intelectual no processo de ensino aprendizagem, mas seu uso será equivocado caso se pretenda que alunos se transforme em um “pequeno historiador”, uma vez que, para os historiadores, os documentos têm outra finalidade, que não pode ser confundida com a situação do ensino de História. 

(...) As diferenças são marcantes, e disso decorrem os cuidados que o professor precisa ter para transformar os “documentos” em materiais didáticos. 

(BITTENCOURT, C. M. F. O Ensino de História: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002, p 328 e 329)








FILMES DO ACERVO 


TRAILER FILME NARRADORES DE JAVÉ

www.yutube.com



TRAILER DO FILME O Menino do Pijama Listrado
www.yutube.com



Trailer Diários de Motocicleta
www.yutube.com











MÚSICA NA SALA DE AULA 


Trailer - Uma Noite em 67

www.yutube.com



Palavra (En)cantada - trailer

www.yutube.com



( avançando até 53 minutos do documentário você encontrará depoimentos de personalidades ligadas ao cenário musical brasileiro, sobre a música de protesto)

Gal: Da Tropicália Aos Dias de Hoje_Parte 01

www.yutube.com


(avançar até 21 minutos do documentário, depoimentos sobre o RAP)

Gal: Da Tropicália Aos Dias de Hoje_Parte 02

www.yutube.com









Partindo da ideia de que uma sala de aula pode muito bem se transformar numa sala de cinema, foi criado, em 2006, o "Curta na Escola". O projeto é um braço pedagógico do "Porta Curtas", portal de difusão de curtas-metragens brasileiros. A intenção é formar uma grande rede colaborativa para o uso de filmes nacionais como apoio pedagógico. O acervo do projeto tem mais de 380 curtas, que podem ser vistos e baixados na íntegra, sem qualquer custo. O professor também pode acessar os planos de aula, feitos por pedagogos e que dão dicas de como usar cada filme indicado na abordagem de variadas disciplinas e temas transversais, em todos os níveis de ensino.
Fonte: Rede do Saber




Para participar cadastre-se aqui com seus dados completos.



qrolecionar.blogspot.com


19 de junho de 2012

COMUNICADO


Prezados (as) professores (as)

   O “ I Encontro de Leitura e Escrita no contexto histórico” previsto para o dia 20/06/2012, das 13 às 17 h, na EE Paulo Kobayashi, será adiado para a próxima quarta feira (27/06/2012), pois a PCNPE Ademilde Ferreira de Souza está convocada, conforme D.O. de 14 de junho de 2012 (Seção I, São Paulo, 122 (110) 33).
   O encontro ocorrerá no dia 27 de  junho, conservando local e horário.
   Agradecemos desde já a compreensão de todos e contamos com sua presença
Núcleo Pedagógico 

14 de junho de 2012

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS


Para início de conversa...

Com que roupas vai contracenar o teu papel? 




CONFLITO ESCOLAR 



 Três perspectivas diferenciadas para análise do conceito de disciplina : 



1. a visão tradicionalista que compreende o disciplinamento como um mecanismo de contenção dos comportamentos, visando atingir os objetivos propostos; 


2. a compreensão equivocada dos pressupostos escolanovistas, onde a ação disciplinar é rotulada como cerceadora das possibilidades do educando; 


3. o olhar construtivista de superação sobre estas duas visões, que atribui um novo papel ao docente, indicando-o como mediador da aprendizagem e promotor da liberdade responsável, da autodisciplina e do autocontrole dos alunos.


Escola da rede estadual percebe mudanças após projeto de prevenção ao Bullying

www.youtube.com






Autonomia e Autoridade na sala de aula, por José Ernesto Bologna

www.youtube.com








Desafios em sala de aula: a questão dos limites e o papel do professor
www.youtube.com







Um olhar para o futuro 
www.youtube.com





Justiça restaurativa como um método de resolução dos conflitos 
www.youtube.com 





MANUAIS FDE


Os manuais desenvolvidos pela FDE são um conjunto de informações de grande importância para uma boa gestão escolar e agora estão disponíveis para consulta. Esse material é composto de orientações práticas que auxiliam nos procedimentos do dia a dia da escola. 
















www.unesco.org


www.unesco.org





Rádio escola: hits musicais no intervalo acalmam e divertem os alunos



Mundo Cruel

"Desce desse galho em que te escondes
Sai desse céu sem ninguém
Onde não vês luz nem horizontes
Onde não vês nada além
Para de ficar rolando tempo
Lamentando e alimentando dentro
A ferida do tormento
Também sei a dor de que te poupas
Sim, o mundo é cruel
Mas eu te pergunto, com que roupas
Vai contracenar o teu papel?" 

(José Miguel Wisnik)






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...