27 de julho de 2012

REPLANEJAMENTO ESCOLAR 2012 (2)

ORIENTAÇÕES 


Ensino Fundamental -  Anos Finais e Ensino Médio


CIÊNCIAS HUMANAS 

O replanejamento é o momento para gestar novas possibilidades sem esquecer o caminho já percorrido. Nesse sentido, cabe a cada professor, junto com os demais colegas de área perguntar: Quais competências e habilidades foram trabalhadas? O que não foi devidamente abordado por conta dos imprevistos? Consideramos e atendemos o Projeto Político Pedagógico da escola? Essas questões se fazem necessárias no replanejamento.

REPLANEJAMENTO DA DISCIPLINA HISTÓRIA 


Ao organizar o replanejamento da disciplina História para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, devem-se observar os conceitos, conteúdos, habilidades e competências que foram selecionados no planejamento e considerados imprescindíveis para a formação dos alunos. 

Lembramos, ainda, que o currículo não se limita ao currículo formal, por isso, no replanejamento, os professores de História devem verificar, junto aos documentos escolares (planos de ensino, diários de classe, avaliação final do ano letivo), o currículo que está se efetivando na realidade. O currículo prediz uma série de conteúdos, habilidades e competências, mas a experiência docente aponta para o fato de que a execução não ocorre de forma homogênea em todas as escolas, anos, turmas. Por isso, o replanejamento é o momento favorável para observar os diferentes contextos e ritmos existentes em salas de aulas e conferir o que foi atendido e o que deverá ser trabalhado para dar sequência ao currículo de História para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. 

Desejamos sucesso nesse momento de replanejamento. 

Bom trabalho!


26 de julho de 2012

CERTIFICADOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

REDEFOR/UNICAMP 

EDIÇÃO 1

Para consultar local da retirada do certificado, acessar link abaixo 



25 de julho de 2012

REPLANEJAMENTO ESCOLAR 2012 (1)

pedagogiazardo.blogspot.com


Professores (as) de História



No início do ano, a equipe técnica da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), da Secretaria da Educação de São Paulo, apresentou vários documentos com o objetivo de orientar os professores para o Planejamento de 2012. Considerando que o planejamento não é uma atividade burocrática e não se esgota naquele momento inicial, mas se estende por todo o ano letivo, vale a pena “revisitar” as sugestões da equipe da CGEB para a disciplina de História.   




Na página 42 do documento há orientações para o trabalho que considera habilidades, competências e conceitos históricos e a temática Indígena na sala de aula. 




Na área de Ciências Humanas um enfoque especial aos temas Educação em Direitos Humanos (pg. 17) e Educação das Relações Étnico-raciais(p. 31). 




As TICs devem ser um meio de promover a aprendizagem e desenvolver formas de ensinar condizentes com o nível tecnológico de nosso tempo. No documento há sugestões de trabalho com blog, TV Escola e Museu Virtual



Instituído pelo Ministério da Educação em 2006, busca cumprir o detalhamento de uma política educacional que reconhece a diversidade étnico-racial, com situações específicas para cada nível de ensino. 


Educação Infantil (página 31) 

Ensino Fundamental (página 53) 

Ensino Médio (página 79)

Educação de Jovens e Adultos (página 99) 




Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. 

Altera a Lei nº 9.394/96, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira"

LEI nº 11.645, 10 de março de 2008 
Altera a Lei nº 9.394/96, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena"


Com a esperança 
de que juntos 
poderemos fazer a diferença ...


“... para isso existem as escolas:
 não para ensinar as respostas,
mas para ensinar as perguntas.”
(Rubem Alves)


BOM TRABALHO A TODOS (AS)



23 de julho de 2012

MUSEU VIRTUAL SUZANO


Para acessar o Museu Virtual de Suzano
Clicar no link abaixo



www.museuvirtualsuzano.com.br/




Para acessar o Arquivo Digital Mogiano
Clicar no link abaixo

arquivomogiano.dialeticacultural.net




Para acessar a o blog da Biblioteca Municipal
 de Ferraz de Vasconcelos

Clicar no link abaixo

bibliotecamunicipaljoseandere.blogspot.com


Bibliotecas virtuais estaduais e independentes






BIBLIOTECA JOSÉ ANDERE

No dia 17 de outubro de 2011, foi inaugurado, na Biblioteca José Andere, o Espaço Natural e Cultural da Cidade de Ferraz de Vasconcelos para exposição do acervo que conta a história da cidade, com objetos de famílias tradicionais, fotos, obras de arte que, ao longo do tempo foram registrando a identidade da cidade. 


O acervo tem como objetivo identificar, registrar, proteger e restaurar o acervo de bens culturais da Cidade de Ferraz de Vasconcelos. O espaço favorece a execução de projetos educacionais que despertam, nos alunos, o interesse pela memória da cidade. 

(Fonte: Folder da Secretaria da Educação de Ferraz de Vasconcelos)













Veja também:


19 de julho de 2012

LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA

História do Brasil
 e a doutrinação ideológica nos livros didáticos


História do Brasil e a doutrinação ideológica nos livros didáticos (1)

www.youtube.com



História do Brasil e a doutrinação ideológica nos livros didáticos (2)

www.youtube.com




História do Brasil e a doutrinação ideológica nos livros didáticos (3)
www.youtube.com






www.portalfuturum.com.br



PROFESSOR VALE A PENA LER O TEXTO SOBRE A GUERRA DAS NARRATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA

I M P E R D Í V E L 



Em quase todas as partes do mundo, os programas escolares exigem que o ensino da história desenvolva nos alunos a autonomia intelectual e o pensamento crítico. Há muito tempo não se vê mais a missão de incutir nas consciências uma narrativa única glorificando a nação ou a comunidade.  (Fonte: www.scielo.br)




envolverde.com.br


Para reflexão: 


O Livro Didático contribui para o desenvolvimento da autonomia de pensamento, o raciocínio crítico e a capacidade de argumentar do aluno. 






Livros didáticos ontem e hoje

www.youtube.com


"Será que tudo que é didático foi escrito pensando só para escola."(Márcia Feldman)



OS LIVROS DIDÁTICOS E A LEGISLAÇÃO PRÓ-ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA



“É necessário ‘saber muito de quase tudo’. O professor tem que [...] conhecer os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais”. Recomendação válida, pois se meu trabalho docente apoiar-se apenas no material didático incompleto que analisei estará fadado a ser incompleto também. É necessário um esforço para atingir o ideal daquilo que o professor Ramos (2008) chama “professor inesquecível”: alguém que saiba ter serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender. Caso contrário nosso trabalho docente vai ser sempre ilusório, perpetuando o ditado popular: você finge que ensina e eu finjo que aprendo. Mas isso é assunto para outro artigo.

13 de julho de 2012

Vídeos de História


Vídeos Curso de Formação Específica do Concurso Público para Professor Educação Básica II 





Aqui você vai encontrar diversos vídeos, divididos em módulos, que têm a História como tema principal. Eles ainda oferecem dicas de como trabalhar o assunto em sala de aula.






A Hora do Café e Ideias para a Sala de Aula

O Uso do Documento na Sala de Aula

O Cotidiano Como Tema de Aula

A História Através das Ruas de São Paulo

O Direito à Memória e à Verdade - A Busca Pelos Desaparecidos na Guerrilha do Araguaia

Peter Burke e a Memória Histórica

A Escolha das Palavras Certas

A História de Santo Amaro: O Município que Virou um Bairro

Imagens de São Paulo Antiga

Darcy Ribeiro e a Origem do Povo Brasileiro

O Brasil de Gilberto Freyre

O que É Ser Brasileiro?

Exercício da Cidadania

Quilombo Cangume

Meio Ambiente e História

Tanta Música, Tanta Alegria

Cidadania no Brasil - O Longo Caminho

Direitos Humanos Também para as Crianças

O Caminho da Conquista

Palavra Cantada

Trabalho Infantil

Uma Aula de Cidadania

História e Memória

Memória do Breve Século XX

Novas Tecnologias





7 de julho de 2012

Revolução de 32 - O outro lado do espelho


Alguns dos mais famosos ícones da Revolução de 32 são justamente os cartazes de propaganda.





 Usados para conseguir apoio da população paulista, os cartazes criados em 1932 trazem mensagens fortes e diretas.





 


















Imagens são ferramentas à espera que o historiador faça perguntas às quais pode, ou não, responder:


  • Quem fez? 
  • Quando fez? 
  • Com que intenção fez? 
  • Para quem fez? 
  • Qual o contexto de sua elaboração? 
  • Que elementos a imagem pode trazer para entender determinado contexto histórico? 
  • Existe uma ação principal? 




(avançando até a página 17 da revista, você encontra o artigo de André Toral)

O trabalho aborda a história do Movimento Constitucionalista de 1932 por meio das imagens produzidas durante o período, boa parte delas propaganda destinadas a mobilizar o “povo paulista”, num contexto político marcado pela crise dos modelos liberais, o surgimento de regimes autoritários e a institucionalização da propaganda como mecanismo de controle social. 


Para reflexão ...



“É sempre bom deixar claro que os documentos visuais não falam por si, como se a imagem não admitisse contestações ou então, pelo contrário, como se sua subjetividade inerente impossibilitasse sua utilização. ”(O Lado Opaco do Espelho, pg. 17) 

O material fotográfico e os desenhos da chamada “Revolução” dão uma idéia equivocada do Movimento de 32. (O Lado Opaco do Espelho, pg. 21) 


As imagens de 32 são, na verdade, uma construção histórica produzida na época pelos dirigentes do Movimento Constitucionalista. Seu caráter parcial mostra o desejo de estender à totalidade da população do Estado um projeto político que, na verdade, se limitava a apenas alguns setores da população. (O Lado Opaco do Espelho, pg. 22) 


O espelho reflete a imagem apenas porque seu fundo é opaco. É preciso, no caso de 32, que olhemos o outro lado do espelho. (O Lado Opaco do Espelho, pg. 22) 




O PODER DA PROPAGANDA



Divisão política marca a Mogi de 1932
Acervo cartografico da Biblioteca Nacional


Um mogiano na Revolução de 32




Veja também:



Divulgando blogs das escolas (5)

Professora Rita de Cássia e a exposição "Egito Antigo"
(Tácito Zanchetta)
Foto: tacito2011.blogspot.com

Redes Sociais nas escolas: proibir ou liberar?
(Justino Marcondes)
Foto: You Tube




5 de julho de 2012

CURTA METRAGEM

Alunos de escola estadual vencem concurso cultural

Eles foram premiados com o curta-metragem "Você tem Opção", sobre prevenção ao uso de álcool entre crianças e adolescentes





                                       Curta: Pajerama 

Curta de animação de Leonardo Cadaval que traz um olhar sobre a verdadeira selva que vivemos através dos grandes processos de urbanização que passa as cidades, e tudo isso através do olhar do passado representado por um jovem índio.

Informações Técnicas 

Indicação: PCNP Leila


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