4 de junho de 2013

QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL



"Temos o direito de sermos iguais quando a diferença nos inferioriza, temos o direito de sermos diferentes, quando a igualdade nos descaracteriza."


Lei Federal nº 11.645/08 altera a Lei 9.394/96, modificada pela Lei 10.639/03, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo     oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.
Art. 26 - A Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

§ 1o O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.



CONFLITOS X MÍDIA 



As 10 Estratégias de Manipulaçao das Massas

www.youtube.com

 *Linguista, filósofo e ativista político estadunidense. Professor de Linguística no Instituto de Tecnologia de Massachusetts



Levante Sua Voz - Documentário que mostra o poder da mídia na nossa formação

www.youtube.com


O QUE A MÍDIA TEM A DIZER SOBRE OS CONFLITOS INDÍGENAS 
















“Falta vontade política para solucionar a questão indígena em Mato Grosso Sul”



O CIDADÃO CRÍTICO 

por Renilson Rosa Ribeiro

Ao propor a formação do “cidadão crítico” como principal meta do ensino de História as propostas retomam presente nos currículos escolares desde 1950, ou seja, no período pós-guerra. A inovação, segundo a autora, nas propostas dos anos 1990 está na ênfase atual ao papel da História ensinada para a compreensão do “sentir-se sujeito histórico” e em sua contribuição para “formação de um cidadão crítico”. Devemos ter em mente que a preocupação com a formação deste novo conceito de sujeito histórico, no caso do Brasil, está muito influenciado pelas experiências desagradáveis vividas durante os anos de exceção (1964 e 1984) e também pelas inovações historiográficas lançadas pela historiografia francesa e britânica com novos problemas, abordagens e temáticas. Embora abra espaço para a defesa da cidadania como meta dos objetivos da disciplina, Bittencourt nota que “a explicitação do conceito de cidadão que aparece nos conteúdos é limitada à cidadania política, à formação do eleitor dentro das concepções democráticas do modelo liberal” (p. 21-2). A cidadania social, que abarca conceitos de igualdades, de justiça, de diferenças, de lutas e conquistas, de compromissos e de rupturas tem sido pouco explorada e explicitada pela maioria das propostas analisadas. Neste sentido, a autora sugere que se enfatize e amplie o conceito de cidadania no interior das propostas curriculares de História.


Organizado pela professora Circe Maria Fernandes Bittencourt 2ª ed. São Paulo, Contexto, 1998




Oziel Gabriel morreu na manhã de quinta-feira, 30, por graves ferimentos de arma de fogo; polícia federal e indígenas seguem na área retomada 
(Foto: Reprodução / Brasil de Fato)





Indigenas embarcaram em dois aviões da FAB com ministro Gilberto Carvalho
.(Foto: Reprodução / TV Liberal)







Indigenas rasgando a cópia de mandado de reintegração de posse de fazenda
www.noticiasagricolas.com.br




Inicialmente não existem “índios brasileiros”, mas, sim, centenas de povos indígenas divididos e caracterizados por culturas distintas. São grupos culturais diversos possuidores de língua, costumes e universos religiosos próprios. Daí, ser complicado falar a famigerada frase; “os índios do Brasil eram assim...”, além de ser falsa, possui o marca da intolerância. Nas palavras de Albert Memmi: “O indígena/colonizado jamais é caracterizado de maneira diferencial: só tem direito ao afogamento coletivo anônimo. (“Eles são isso...Eles são todos os mesmo)”. Esta marca do plural, utilizada indistintamente para designar os diversos povos indígenas do Brasil, termina por desumanizar e descaracterizar toda riqueza cultural destes grupos, entendidos como “’índios” e não como povos. Não se fala em povo Xavante, Guarani ou Xerente, como modos próprios de ser, mas, apenas e simplesmente, índios. Por tudo isso, deve-se evitar o termo “índios” e trabalhar com a perspectiva de povos indígenas.

Fonte: www.djweb.com.br



Claudia - Deixa eu dizer
www.youtube.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...