Sumário
Apresentação
| Apresentação | |
| Mauro Cezar Coelho | 7 - 8 | 
Dossiê
| Apresentação • Por que seguir pensando, hoje em dia, nas conexões entre práticas de memória, patrimônio e Ensino de História? | |
| Júnia Sales Pereira, Sonia Regina Miranda | 11 - 18 | 
| A memória como patrimônio ou a História como prática social? Reflexões sobre práticas de memória e ensino de história na Pedagogia do Movimento Sem Terra | |
| Marizete Lucini | 19 - 41 | 
| Construindo o Panteão dos Heróis Nacionais: monumentos à República, rituais cívicos e o ensino de História | |
| Ricardo Oriá | 43 - 66 | 
| Ouro Preto de todos os tempos: sentidos e efeitos do patrimônio na condição histórica da cidade | |
| Rosiane Ribeiro Bechler, Júnia Sales Pereira | 67 - 90 | 
| Crianças nos templos das Musas: mediadores culturais, processos de significação e aprendizagens em museus | |
| Maria Fernanda Van Erven, Sonia Regina Miranda | 91 - 119 | 
| Da sala de aula para a rua ou da rua para a sala de aula? Os movimentos inesperados da vida na cidade e a relação com o saber escolar | |
| Sandra Regina Ferreira de Oliveira | 121 - 137 | 
| O amor no museu: uma experiência de ensino de História com objetos do amor romântico | |
| Kênia Sousa Rios | 139 - 153 | 
| Experiências de ações educativo--comunitárias no Museu da | |
| Cláudia Rose Ribeiro da Silva, Miriane da Costa Peregrino | 155 - 180 | 
| Imaginar os romanos e a romanização: exposição de trabalhos de alunos no museu | |
| Elizabeth Aparecida Duque Seabra, Maria do Céu Melo | 181 - 194 | 
| Lembranças da escola: sentidos históricos e questão indígena | |
| Eunícia Fernandes | 195 - 221 | 
| Heterogeneidade temática e usos da memória de uma experiência histórica: uma visita ao Museu Digital da Memória Afro-Brasileira e Africana | |
| Luciano Magela Roza | 223 - 238 | 
Entrevista
| Cotidianos além-mar: Júlio Horácio Bembe e Joaquim Paka Massanga | |
| Júnia Sales Pereira, Júlio Cesar Virgínio da Costa, Luciano Magela Roza | 241 - 276 | 
Falando de História hoje
| Didática da História, espaço escolar e vida prática: implicações para o desenvolvimento da consciência histórica em sociedade | |
| Leda Virgínia Belarmino Campelo Potier, Robson Willian Potier | 279 - 298 | 
E-Storia
| Virtualidades e realidades latino-americanas: a webe o ensino de História para além das fronteiras nacionais | |
| Júnia Sales Pereira, Sonia Regina Miranda | 301 - 321 | 
História Hoje na sala de aula
| Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimento | |
| Fabiana Rodrigues de Almeida | 325 - 339 | 
Artigos
| A imprensa em Mato Grosso: subsídios para o ensino da História Regional no século XIX (1880-1890) | |
| Adriana Aparecida Pinto | 

 
 

Nenhum comentário:
Postar um comentário