27 de março de 2015

Práticas de memória, patrimônio e ensino de história

Sumário

Apresentação

Apresentação
Mauro Cezar Coelho7 - 8

Dossiê

Apresentação • Por que seguir pensando, hoje em dia, nas conexões entre práticas de memória, patrimônio e Ensino de História?
Júnia Sales Pereira, Sonia Regina Miranda11 - 18
A memória como patrimônio ou a História como prática social? Reflexões sobre práticas de memória e ensino de história na Pedagogia do Movimento Sem Terra
Marizete Lucini19 - 41
Construindo o Panteão dos Heróis Nacionais: monumentos à República, rituais cívicos e o ensino de História
Ricardo Oriá43 - 66
Ouro Preto de todos os tempos: sentidos e efeitos do patrimônio na condição histórica da cidade
Rosiane Ribeiro Bechler, Júnia Sales Pereira67 - 90
Crianças nos templos das Musas: mediadores culturais, processos de significação e aprendizagens em museus
Maria Fernanda Van Erven, Sonia Regina Miranda91 - 119
Da sala de aula para a rua ou da rua para a sala de aula? Os movimentos inesperados da vida na cidade e a relação com o saber escolar
Sandra Regina Ferreira de Oliveira121 - 137
O amor no museu: uma experiência de ensino de História com objetos do amor romântico
Kênia Sousa Rios139 - 153
Experiências de ações educativo--comunitárias no Museu da 
Cláudia Rose Ribeiro da Silva, Miriane da Costa Peregrino155 - 180
Imaginar os romanos e a romanização: exposição de trabalhos de alunos no museu
Elizabeth Aparecida Duque Seabra, Maria do Céu Melo181 - 194
Lembranças da escola: sentidos históricos e questão indígena
Eunícia Fernandes195 - 221
Heterogeneidade temática e usos da memória de uma experiência histórica: uma visita ao Museu Digital da Memória Afro-Brasileira e Africana
Luciano Magela Roza223 - 238

Entrevista

Cotidianos além-mar: Júlio Horácio Bembe e Joaquim Paka Massanga
Júnia Sales Pereira, Júlio Cesar Virgínio da Costa, Luciano Magela Roza241 - 276

Falando de História hoje

Didática da História, espaço escolar e vida prática: implicações para o desenvolvimento da consciência histórica em sociedade
Leda Virgínia Belarmino Campelo Potier, Robson Willian Potier279 - 298

E-Storia

Virtualidades e realidades latino-americanas: a webe o ensino de História para além das fronteiras nacionais
Júnia Sales Pereira, Sonia Regina Miranda301 - 321

História Hoje na sala de aula

Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimento
Fabiana Rodrigues de Almeida325 - 339

Artigos

A imprensa em Mato Grosso: subsídios para o ensino da História Regional no século XIX (1880-1890)
Adriana Aparecida Pinto






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...