Sumário
Apresentação
Apresentação | |
Mauro Cezar Coelho | 7 - 8 |
Dossiê
Apresentação • Por que seguir pensando, hoje em dia, nas conexões entre práticas de memória, patrimônio e Ensino de História? | |
Júnia Sales Pereira, Sonia Regina Miranda | 11 - 18 |
A memória como patrimônio ou a História como prática social? Reflexões sobre práticas de memória e ensino de história na Pedagogia do Movimento Sem Terra | |
Marizete Lucini | 19 - 41 |
Construindo o Panteão dos Heróis Nacionais: monumentos à República, rituais cívicos e o ensino de História | |
Ricardo Oriá | 43 - 66 |
Ouro Preto de todos os tempos: sentidos e efeitos do patrimônio na condição histórica da cidade | |
Rosiane Ribeiro Bechler, Júnia Sales Pereira | 67 - 90 |
Crianças nos templos das Musas: mediadores culturais, processos de significação e aprendizagens em museus | |
Maria Fernanda Van Erven, Sonia Regina Miranda | 91 - 119 |
Da sala de aula para a rua ou da rua para a sala de aula? Os movimentos inesperados da vida na cidade e a relação com o saber escolar | |
Sandra Regina Ferreira de Oliveira | 121 - 137 |
O amor no museu: uma experiência de ensino de História com objetos do amor romântico | |
Kênia Sousa Rios | 139 - 153 |
Experiências de ações educativo--comunitárias no Museu da | |
Cláudia Rose Ribeiro da Silva, Miriane da Costa Peregrino | 155 - 180 |
Imaginar os romanos e a romanização: exposição de trabalhos de alunos no museu | |
Elizabeth Aparecida Duque Seabra, Maria do Céu Melo | 181 - 194 |
Lembranças da escola: sentidos históricos e questão indígena | |
Eunícia Fernandes | 195 - 221 |
Heterogeneidade temática e usos da memória de uma experiência histórica: uma visita ao Museu Digital da Memória Afro-Brasileira e Africana | |
Luciano Magela Roza | 223 - 238 |
Entrevista
Cotidianos além-mar: Júlio Horácio Bembe e Joaquim Paka Massanga | |
Júnia Sales Pereira, Júlio Cesar Virgínio da Costa, Luciano Magela Roza | 241 - 276 |
Falando de História hoje
Didática da História, espaço escolar e vida prática: implicações para o desenvolvimento da consciência histórica em sociedade | |
Leda Virgínia Belarmino Campelo Potier, Robson Willian Potier | 279 - 298 |
E-Storia
Virtualidades e realidades latino-americanas: a webe o ensino de História para além das fronteiras nacionais | |
Júnia Sales Pereira, Sonia Regina Miranda | 301 - 321 |
História Hoje na sala de aula
Narrativas e (re)invenções de uma professora em movimento | |
Fabiana Rodrigues de Almeida | 325 - 339 |
Artigos
A imprensa em Mato Grosso: subsídios para o ensino da História Regional no século XIX (1880-1890) | |
Adriana Aparecida Pinto |
Nenhum comentário:
Postar um comentário