28 de outubro de 2014

25 de outubro de 2014

Jongos, Calangos e Folias

Vídeo – trecho do documentário Jongos, Calangos e Folias: música negra, memória e poesia constituído a partir do acervo UFF Petrobrás Cultural Memória e Música Negra. É considerado subsídio para as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Racias e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, publicadas em 2004. A história dos jongos, calangos e folias, como patrimônios culturais, é apresentada de forma associada à história social dos grupos que lhe dão suporte. Poderá ser utilizado no 5º ano do Ensino Fundamental em História, para a primeira Expectativa de Aprendizagem. Utilizar as categorias de tempo ao analisar acontecimentos históricos regionais e nacionais, mas precisamente na Orientação Geral “Análise das heranças políticas, econômicas e culturais dos diferentes povos que constituíram a sociedade paulista e brasileira ao longo do tempo por meio do estudo de diferentes recursos”. Assim como, durante todo o 8º ano do Ensino Fundamental, para complementar as situações de aprendizagens que abordam a sociedade e a cultura do Brasil Colônia.


Fonte: curriculomais.educacao.sp.gov.br/





24 de outubro de 2014

Halloween ou Dia do Saci: o que comemorar em 31 de outubro?


Halloween ou Dia do Saci: o que comemorar em 31 de outubro
www.youtube.com





Muitas vezes a escola prepara a festa pela festa e não esclarece o significado 



"Muitas crianças adoram o Halloween porque é uma data divertida, com fantasias, atividades lúdicas e doces, muitos doces. Apesar de não ser uma festividade brasileira, clubes e escolas organizam eventos de Halloween. Perguntei a uma amiga, que estava levando as crianças para um evento desses, o que elas pensavam que era o significado desse dia. Ela disse que o viam como uma festa como o Carnaval." 
(Camila Appel - blogfolha)


Quais os povos que realizam Halloween?

Qual a origem do nome?

A tradição tem origem em que ritual?

Qual o sentido para o uso da decoração e das fantasias?

A abóbora está vinculada a qual lenda?



Para reflexão


















(...) 
A origem da abóbora estaria vinculada a uma lenda irlandesa, sobre um homem chamado Jack. Alcoólatra grosseiro, ele teria se encontrado sem dinheiro para pagar sua bebida e fez um pacto com o diabo que se transformou numa moeda. Ao morrer, Jack não foi aceito no céu nem no inferno, pois o diabo se sentiu traído por ele. Mas o diabo entregou uma brasa para que Jack iluminasse seu caminho pelo limbo. Jack guardou a brasa num nabo, para durar mais. (Camila Appel - blogfolha)



Voltar às atenções no mês de outubro para o Dia das Bruxas é realmente um problema. É preciso ter cuidado e lembrar às crianças que, originalmente, esta data não faz parte da nossa história e tradição. Pensando nisso, o Governo do Estado de São Paulo decretou, em 2005, o Dia do Saci, o mesmo dia 31 de outubro. Coincidência? Sem dúvida não, a iniciativa foi uma forma de valorizar a cultura brasileira e tentar coibir a americanização - já que, no imaginário do Brasil, o Saci é um símbolo. 
Fonte: educarparacrescer.abril.com.br/




HALLOWEEN OU DIA DO SACI?


abril.com.br




MEMÓRIA



"MEMÓRIA ESCOLAR, EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO"

A preservação do patrimônio histórico e cultural das escolas está cada vez mais presente nos debates e nas ações de instituições públicas e privadas. Essa postura tem contribuído para a (re)descoberta de nossa história institucional, fortalecendo vínculos e identidades.

É necessário que o trato do patrimônio histórico não se reduza à guarda e à conservação dos bens, mas que a relação da sociedade com seu patrimônio histórico seja de constante interação, de modo a propiciar experiências ricas e transformadoras, adquiram uma conscientização do seu pertencimento a essa comunidade e de seu papel na construção da cidadania.

Por esta razão, o Programa "Memória Escolar, Educação e Patrimônio" tem como foco a preservação da memória, sempre enfatizando a pesquisa, a investigação e o debate. Gestores e Professores serão subsidiados para a elaboração e desenvolvimento de projetos para a construção do conhecimento. 

Fonte: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dhe.php?t=002



Patrimônio em Rede
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Memória Escolar 
Educação e Patrimônio 
C.R.E. Mário Covas 




11 de outubro de 2014

PENSADORES NEGROS



Curso: Educação para as Relações Étnico-raciais:

Africanidades e Afrodescendência (6ª aula)



Temos que refletir sobre a contribuição dos pensadores negros na história do Brasil, desqualificar esse legado, poderá causar um prejuízo imenso.



Na 6ª aula do curso, o professor Henrique Cunha abordou o protagonismo social nos (as) diversos (as) setores/áreas: política, educação, literatura, teatro, direito, sociologia, geografia, entre outros.





Antonio Pereira Rebouças

https://www.geledes.org.br/hoje-na-historia-1798-nascia-antonio-pereira-reboucas/


Pretextato dos Passos e Silva
http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38726


Maria Firmina dos Reis
http://www.palmares.gov.br/?p=34293
http://www.jornaldepoesia.jor.br/mfirmina.html


Luiz Gama 





Teodoro Sampaio 



Benjamin de Oliveira 


Guerreiro Ramos 


Clóvis Moura 


Beatriz Nascimento 
https://www.geledes.org.br/tag/beatriz-nascimento/

Carolina Maria de Jesus 


Solano Trindade 
http://www.museuafrobrasil.org.br/pesquisa/hist%C3%B3ria-e-mem%C3%B3ria/historia-e-memoria/2014/12/30/solano-trindade

Milton Santos 






www.bahiatodahora.com.br





Henrique Cunha Junior 

Prof. Titular – Universidade Federal de Viçosa




6 de outubro de 2014

Curso: Africanidades e Afrodescendência



Curso: Educação para as Relações Étnico-Raciais:
Africanidades e Afrodescendência (5ª aula)


A MÁ CONSCIÊNCIA IMPOSTA PELO LIVRO CASA GRANDE & SENZALA


A má consciência imposta pelo livro "Casa Grande & Senzala" permanece. Neste, exalta-se o colonizador, o escravizador, o criminoso, por ter estuprado as escravizadas, e tem-se aí a firmação da boa convivência do
sistema, em que a escravizada mestiçou-se como o escravizador (FREIRE, 1994). O fato é trabalhado como positivo. O estupro da escravizada não é apresentado como crime abominável.

Fica no imaginário social as formas re-trabalhadas pelas novelas como um romance livre entre seres como a mesma autonomia social, e não como um ato de coerção e maus-tratos, de imposição machista e racista. Não é apresentado como crime devido ser à base da mestiçagem brasileira. Esta, por sua vez, é narrada como o fator conciliador entre negros e brancos no Brasil.

Ressalta-se uma ideia de que a mestiçagem tivesse resolvido os problemas sociais. Nós temos que lembrar que os mestiços foram vendidos pelos seus pais, escravizadores, como escravos. Eles não herdaram as propriedades e as contas bancárias. Ficaram no lugar do negro, no meio da população escravizada.

Henrique Cunha Junior 
Prof. Titular – Universidade Federal de Viçosa


brejo.com


16 de setembro de 2014

O EDITAL GESTÃO ESCOLAR PARA EQUIDADE - JUVENTUDE NEGRA


O EDITAL GESTÃO ESCOLAR PARA EQUIDADE - JUVENTUDE NEGRA.

Este edital é direcionado a escolas públicas de Ensino Médio e organizações com interesse na área da Educação e superação das desigualdades raciais.


Iniciativa do Baobá – Fundo para Equidade Racial, do Instituto Unibanco e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com a colaboração técnica do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento e a implementação de práticas inspiradoras de gestão escolar que busquem elevar resultados educacionais dos jovens negros e das jovens negras.

As disparidades reveladas pelos indicadores escolares de jovens negros e negras estão diretamente vinculadas às relações raciais dentro e fora da escola. A gestão escolar pode e deve identificar as situações de desigualdade que afetam particularmente esses estudantes e implementar ações para enfrentá-las.

Para alcançarmos melhores resultados educacionais para todos os alunos e todas as alunas, a gestão escolar necessita criar condições de equidade e valorizar a diversidade, apoiando a construção da identidade e do pertencimento das novas gerações de afrodescendentes. Deve contribuir ainda para a redefinição das relações raciais entre estudantes, assim como entre estudantes e professores, através do (re)conhecimento, sobretudo pelos jovens negros e pelas jovens negras, de sua origem, história e cultura nos conteúdos curriculares e nos processos de ensino-aprendizagem.





Leia o Edital




14 de setembro de 2014

SARESP 2013 - Resultados


SARESP

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR DO ESTADO DE SÃO PAULO

O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP – é uma avaliação externa da Educação Básica, realizada desde 1996 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEE/SP. O SARESP tem como finalidade produzir informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade básica na rede pública de ensino paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

Os resultados da avaliação do SARESP em Língua Portuguesa (Linguagens) e em Matemática são passíveis de comparação com aqueles da avaliação nacional (Saeb/Prova Brasil) e aos resultados do próprio SARESP ano após ano. Dessa maneira, as informações fornecidas pelo SARESP permitem aos responsáveis pela condução da educação, nas diferentes instâncias, identificar o nível de aprendizagem dos alunos de cada escola nos anos/séries e habilidades avaliadas, bem como acompanhar a evolução da qualidade da educação ao longo dos anos.



www.noticiaki.com




SARESP 2013 
(Resultados Gerais, Boletins de Resultados, Relatórios Pedagógicos e Sumário Executivo)


SARESP 2013


RESULTADOS GERAIS






BOLETINS DE RESULTADOS







RELATÓRIOS E SUMÁRIO EXECUTIVO









22 de agosto de 2014

Internet chega à maioria das aldeias indígenas de MT


A internet, via cabo, satélite ou rádio, já chegou em mais da metade das aldeias indígenas de Mato Grosso, onde vivem 33 povos identificados.

Uma das aldeias, a Kravari, do povo Manoki, no município de Brasnorte, é atendida pelo Ponto de Cultura, programa federal que promove o estímulo a iniciativas culturais por meio de convênios. Neste caso, a internet chega via rádio. LEIA MAIS. 





20 de agosto de 2014

Plano Setorial para a Cultura Afro-brasileira


A construção do Plano Setorial para a Cultura Afro-brasileira, que está respaldada no cumprimento da meta de número 46 do Plano Nacional de Cultura (PNC), será coordenado pela Fundação Cultural Palmares – MinC e, após aprovação, deverá orientar a elaboração e implementação de políticas públicas para a cultura afro-brasileira em todo o Brasil.






13 de agosto de 2014

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO


O pedagogo, palestrante e colunista da revista Profissão Mestre, Hamilton Werneck, fala neste vídeo sobre a importância da utilização de tecnologias (PC, tablet e notebook) dentro do ambiente escolar e também sobre os riscos que elas trazem.

Importância, vantagens e desvantagens das tecnologias na educação
www.youtube.com



11 de julho de 2014

OBSESSÃO PELO FRACASSO


Nem os cinco títulos mundiais cicatrizaram o trauma que o Brasil não quer esquecer: por que foi tão marcante a derrota de 1950?

O país que mais conquistou títulos em Copas do Mundo de futebol – 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002 – insiste em lembrar de uma única derrota. Para um estrangeiro, pode parecer estranha a forma como o Brasil é apegado às lembranças da Copa do Mundo de 1950. No dia 16 de julho daquele ano, o Uruguai sagrou-se campeão em pleno Maracanã, ao derrotar o Brasil, de virada, por 2 a 1. Até hoje nos recusamos a deixar de lado esta traumática memória coletiva. MAIS

Por que perdemos? 

Porque isso tanto nos importa? 


www1.folha.uol.com.br




PUBLICAÇÕES DA ANPUH






9 de julho de 2014

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: HOMOFOBIA


O Enigma: ONU contra a homofobia





76 países ainda criminalizam as relações consensuais entre pessoas do mesmo sexo e as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Neste vídeo do escritório de direitos humanos da ONU, pessoas de diversas origens fazem perguntas diretamente para o espectador para expor a natureza das violações de direitos humanos sofridas por pessoas LGBT em todo o mundo.

O vídeo inclui mensagens do secretário-geral da ONU e da alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay.

A mensagem da ONU é de que direitos LGBT são direitos humanos. Juntos, vamos construir um mundo que é livre e igualitário.

Tradução e legendas: Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).

Acesse aqui o vídeo original: http://youtu.be/sYFNfW1-sM8


3 de julho de 2014

Documento Final da II Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena



O Núcleo de Inclusão Educacional (NINC) informa que já está disponível, na Biblioteca da CGEB na Intranet, a versão completa do “Documento Final da II Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena”. No documento, além das propostas aprovadas durante a II Conferência, contém informações sobre os desdobramentos e participantes desse processo. 

Para consultar o documento, acesse a Intranet, procure o item “Espaço das Coordenadorias” Clique em CGEB – Coordenadoria de Gestão da Educação Básica  à esquerda da página clique em “Biblioteca”  Clique em “Conferência Estadual de Educação Escolar Indígena - 2013” para fazer o download. 

CAESP/NINC – EQUIPE DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA


escolas.educacao.ba.gov.br



A influência da imigração na formação de São Paulo


No dia 2 de julho, o Projeto Parede do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) receberá uma nova exposição. A artista Carmela Gross ocupará o Museu com o projeto Marapé. Por meio de 531 placas de sinalização grafadas com termos em tupi e dados pessoais de imigrantes que chegaram à São Paulo, Carmela busca retratar a complexa formação da cidade e as transformações no idioma, provocadas pela mistura de sotaques e costumes. LEIA MAIS



Indicação: PCNP Carlos Magno 



2 de julho de 2014

SERGEI EISENSTEIN


Trabalho - Sergei Eisenstein 
www.youtube.com




www.fabula.org 




A Greve 
www.youtube.com



O Encouraçado Potemkin
www.youtube.com




"A Revolução é Guerra. 
É a única das Guerras 
que consideramos legítima e justa.

Realmente a maior 
dentre as guerras 
que a História conheceu...

Na Rússia ela foi 
começada e declarada .

(Lenin, 1905 - frase que inicia o "Encouraçado Potemkin")



Livros que Amei - Lia Rodrigues


Livros que Amei - Lia Rodrigues 
www.youtube.com



O Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa/Bernardo Soares; O Turista Aprendiz, de Mário de Andrade, e É Isto um Homem?, de Primo Levi, foram os livros escolhidos para o programa pela coreógrafa Lia Rodrigues. O historiador Joel Rufino e a professora Patrícia Simões ajudam o espectador a melhor conhecer as obras escolhidos.








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